Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ERNESTO NAZARÉ POR RONALDO BANDOLIM (2008)
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Em 2008, o instrumentista Ronaldo do Bandolim entrou em estúdio para gravar o CD "Ernesto Nazaré por Ronaldo Bandolim", lançado pelo selo institucional da Prefeitura de Niterói, Niterói Discos. O disco é uma homenagem a um dos mais importantes compositores do Brasil na virada dos séculos XIX e XX.

"A realização deste CD conclui parte da pesquisa sobre o grande pianista e compositor Ernesto Nazareth, de quem serei eternamente fã, tanto do seu estilo romântico quanto da estética musical bem brasileira. Agradeço a colaboração e participação dos meus irmãos Rogério e Roberto e do meu filho Tiago neste trabalho. Dedico este CD ao meu outro irmão Rozalvo, violonista amador, o qual me forneceu partituras e fitas, e sempre me incentivou a executar as obras deste magnífico compositor. Agradeço também a todos os amigos músicos que aqui deram sua contribuição com muita criatividade." (Ronaldo do Bandolim)

"O repertório é lindo e original; ele fez um disco que contempla a obra de Nazareth de maneira tão autêntica e fiel, mas, também, com balanço, improviso, com sabor! E acompanhado por um time que sempre o deixa na cara do gol. É só comemorar! (Hamilton de Holanda)

Ronaldo do Bandolim
Ronaldo Souza Silva, nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 1950, é conhecido como Ronaldo do Bandolim. Bandolinista do Conjunto Época de Ouro e do Trio Madeira Brasil, é considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros. Uma das qualidades mais impressionantes de Ronaldo é a precisão e velocidade da sua palhetada. Mas ele ressalta que não há um segredo especial para desenvolver essa técnica. O músico também tem uma forma diferente de realizar aberturas de acordes. Como seu instrumento é afinado em sol, ré, lá, mi (do grave para o agudo), Ronaldo prefere realizar muitas inversões: gosta de fazer as harmonias em apenas três cordas, para ficar mais fácil. E prefere imaginar o som do bandolim em um contexto com outros instrumentos. Para melhorar o som, e deixá-lo brilhante.



Ernesto Nazareth
Ernesto Júlio de Nazareth, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de março de 1863. Ainda criança, começou a estudar piano com a mãe, Carolina Augusta, e a partir de 1874, recebeu lições de Eduardo Madeira, amigo da família, e Charles Lucien Lambert, afamado professor negro, de New Orleans (e não branco e francês, como encontramos em antigas biografias), aqui radicado.

Ernesto Nazareth teve uma das carreiras mais produtivas e extensas na nossa música. E mesmo numa época em que muitos colegas não chegavam nem aos cinquenta anos de idade, nosso artista conseguiu completar, em 1928, cinco décadas de devoção à música brasileira. E quatro anos depois, aos 5 de janeiro de 1932, apresentou-se em recital, somente de músicas suas, no Studio Nicolas, à Rua Alcindo Guanabara, n° 55, 2° andar, Cinelândia.

O compositor deixou-nos 88 "tangos", 41 valsas, 28 polcas e mais hinos, sambas, marchas, quadrilhas, "schottisches", "fox-trots", romances, entre outros gêneros, perfazendo um total de 212 composições de autoria confirmada. E para brindar a todos nós com esse "tributo" à memória do grande compositor, Ronaldo do Bandolim escolheu especificamente 15 peças que hoje se encontram esquecidas do grande público, mas que alcançaram enorme sucesso no tempo em que foram editadas.

Ano: 2008
Nome do disco: Ernesto Nazareth por Ronaldo do Bandolim


Músicas
01. Podia Ser Pior (Ernesto Nazareth)
02. Catrapuz (Ernesto Nazareth)
03. Maly (Ernesto Nazareth)
04. Atrevido (Ernesto Nazareth)
05. Encantador (Ernesto Nazareth)
06. Primorosa (Ernesto Nazareth)
07. Insuperável (Ernesto Nazareth)
08. Arreliado (Ernesto Nazareth)
09. 9 de Julho (Ernesto Nazareth)
10. Travesso (Ernesto Nazareth)
11. A Fonte de Lambary (Ernesto Nazareth)
12. Cacique (Ernesto Nazareth)
13. Mercedes (Ernesto Nazareth)
14. Eponina (Ernesto Nazareth)
15. Pierrot (Ernesto Nazareth)




Ficha Técnica
Produção artística e repertório: Ronaldo do Bandolim
Direção artística e arranjos: Rogério Souza, Ronaldo do Bandolim e Trio
Madeira Brasil
Auxiliar de direção: Tiago Souza
Técnico de gravação: Luís Cláudio Coutinho
Mixagem e masterização: Fábio Motta
Estúdio: Castelo Studio
Projeto gráfico: MBA cultural
Ilustrações: Bruno Ventura
Fotos: Gustavo Stephan

Ficha institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Godofredo Pinto
Secretário de Cultura: Marilda Ormy

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente: Danielle Nigromonte
Superintendente Cultural: Gisella Chinelli

NITERÓI DISCOS
Coordenação Geral: Daniela Magalhães
Produção: Talitha Áscoli






Tags Ernesto Nazaré,




De olho nas plataformas digitais, a Niterói Discos pede passagem
Niterói Usina Musical apresenta Tuca Marques e Vinicius Figueiredo
Niterói Discos lança novos CDs em seus 21 anos
Gustavo Stephan lança "Catavento", seu primeiro CD infantil
O Palco Niterói Discos apresenta Francisco Falcon


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com