Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ NO HEMORIO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Orquestra Sinfônica do Programa Aprendiz, mantida com sucesso pela Prefeitura de Niterói, vai alegrar a festa da Páscoa, para mais de 100 crianças, entre 7 e 12 anos, do Hemorio, no dia 12 de abril, às 11h. Após a apresentação musical, os integrantes da sinfônica - maiores de 16 anos - vão doar sangue para a entidade.

Programa Aprendiz | Música na Escola

O Programa Aprendiz | Música na Escola, um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, é realizado na cidade de Niterói - RJ desde 2001, pela Prefeitura de Niterói e leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão.

O objetivo principal do Programa Aprendiz é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens, através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão). O programa mantém ainda um trabalho de intercâmbio cultural com a Noruega e a Alemanha.

A iniciativa contempla, hoje, mais de 2500 crianças e jovens, e o resultado tem sido alunos que se tornam professores, reproduzem conhecimento musical, entram em universidades com graduação em música com o objetivo de se profissionalizar e ganhar o mercado e ainda participam de intercâmbios culturais.





Dentre centenas de projetos musicais de todo o Brasil, o Aprendiz foi escolhido para receber workshops e complementação pedagógica da Noruega, através do Barratt Due Institute of Music, referência mundial em formação de profissionais de música clássica.

O Programa Aprendiz se afirmou ainda como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA, é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

O Aprendiz conta também com conjuntos e corais nas escolas municipais. São eles: Orquestra Pendotiba (EM Sítio / Diógenes e Honorina); Orquestra Villa-Lobos (EM Villa-Lobos), Orquestra Inter I (EM Julia Cortines); Conjunto MPB (EM Portugal Neves) e Coros nas Escolas Municipais Levi Carneiro, Helena Antipoff e Paulo Freire.

Todas as formações orquestrais fazem diversas apresentações gratuitas pela cidade durante todo o ano.

Ao longo dessa trajetória de 15 anos de trabalho, - celebrados em 2016 - mais de 25 mil crianças e adolescentes já passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Serviço

Orquestra Sinfônica Aprendiz no Hemorio
Data: Quarta-feira, 12 de abril de 2017
Horário: 11h
Classificação etária: livre
Entrada franca

Local: Hemorio
Endereço: R. Frei Caneca, 8 - Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-8611


Clique para ampliar.






Tags Orquestra Sinfônica Aprendiz,




Programa Aprendiz abre edital para a nova Orquestra Jovem de Niterói
Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com