Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  II FESTIVAL DE ORQUESTRAS APRENDIZ NO TEATRO MUNICIPAL
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O projeto Quarta Clássica do Teatro Municipal de Niterói vai receber na dia 21 de junho de 2017, às 19h, o II Festival de Orquestras do Programa Aprendiz - Música na Escola, encontro de todos os grupos orquestrais do Aprendiz. Para a apresentação, os grupos prepararam um repertório eclético que vai de canções infantis a grandes clássicos nacionais e internacionais. Entrada franca, classificação indicativa livre.

Os grupos de referência a se apresentar no evento são: Orquestra Guerra Peixe; Orquestra Interculturalidades I, composta por alunos das Escolas Municipais Julia Cortines e Paulo de Almeida Campos; Orquestra Interculturalidades II; Orquestra Villa-Lobos, composta por alunos da Escola Municipal Villa-Lobos; Orquestra Pendotiba, composta por alunos das Escolas Municipais Sítio do Ipê e Diógenes de Mendonça; estreia do Coro Aprendiz; o grupo Camerata Barroca Aprendiz; e a Orquestra Sinfônica Aprendiz. Desta forma, o público poderá apreciar diferentes formações orquestrais, infantil, juvenil, e máster.

Programa Aprendiz - Música na Escola

O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e da Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após mais de uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

Ao longo dessa trajetória de mais 15 anos de trabalho, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.




Serviço

II Festival de Orquestras Aprendiz no Teatro Municipal
Data: Quarta-feira, 21 de junho de 2017
Horário: 19h
Ingresso: R$10 (inteira)
Duração: 120min
Entrada Franca
Classificação Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.






Tags Programa Aprendiz,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com