Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  GUINGA E LULA GALVÃO CONVIDAM MÔNICA SALMASO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Ciclo Violonístico de Niterói, um importante evento da agenda cultural do violão brasileiro, retorna ao Teatro Municipal de Niterói, em sua 8º edição, com uma homenagem ao renomado compositor e violonista brasileiro Guinga intitulada "Encontros". Nesta série, além dos grandes violonistas que interpretarão repertórios instrumentais de importantes compositores, o Ciclo contará também com a participação especial de ilustres vozes femininas da MPB, levando ao palco o espírito popular do violão brasileiro.

Abrindo a edição, no dia 22 de junho de 2017, quinta-feira, às 20h, o próprio Guinga e o também violonista Lula Galvão, recebem a cantora Mônica Salmaso. Ingresso a R$ 50,00 (inteira).

Guinga

Guinga, nome artístico de Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, é carioca da zona norte do Rio de Janeiro – do bairro de Madureira –, onde nasceu, em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno e começou a compor aos 16 anos. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por artistas como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes e Ivan Lins, além de ter acompanhado como violonista profissional grandes nomes como Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre muitos outros.

Suas composições contam com parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Thiago Amud, entre outros, e conta com uma gama de diversos CDs gravados. Seu disco “Rasgando Seda”, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano-2012, equanto “Roendopinho”, foi nominado para o “Prêmio da Música Brasileira” como Melhor Disco Instrumental de 2015.

Também em 2015, ele lançou “Porto da Madama” com a participação das cantoras Esperanza Spalding, Maria João, Maria Pia de Vito e Mônica Salamaso. Recebeu o “Prêmio da Música Brasileira” como Melhor Arranjador do Ano pelo disco, que conta com arranjos de clássicos da canção brasileira de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e José Maria de Abreu, entre outros. Sua mais recente obra, “Mar Afora”, lançado em 2016, é uma parceria com a cantora portuguesa Maria João.

Lula Galvão

Violonista, guitarrista e arranjador, Luís Guilherme Farias Galvão, ou Lula Galvão, nasceu em Brasília, em 1962. Ao longo de sua carreira, teve oportunidade de atuar ao lado de grandes artistas como Edu Lobo, Caetano Veloso, Ivan Lins, Rosa Passos, Guinga, Joyce Moreno, Jaques Morelenbaum, Hamilton de Holanda, Ron Carter, Kenny Rankin, Chico Buarque, Wagner Tiso, Sadao Watanabe, Raul de Souza, João Donato, Maurício Einhorn, Leny Andrade, Antonio Adolfo, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Gal Costa, Fátima Guedes, Marisa, Zé Renato e Beth Carvalho, entre outros.

Em 1997, gravou o CD "Rosa Passos e Lula Galvão", com a grande cantora, compositora e violonista, realizando uma homenagem a Ary Barroso (Velas). Em 2009, lançou o CD "Bossa da Minha Terra", pela Biscoito Fino, ("Bossa of my land" pela Groovin High, lançado no Brasil e Japão, contando com as participações de Rosa Passos, Raul de Souza, Claudio Roditi e Maurício Einhorn. No final de 2016, gravou seu primeiro CD de violão solo, em Bonn (Alemanha), com lançamento previsto para meados de 2017.

Além de atuar como interpréte e compositor, chegou a ministrar diversos workshops no Brasil e no exterior, incluindo Escola de Música de Brasília, Itajaí, Tatuí, Monash University (Melbourn), Conservotory of Amsterdam e Conservatory of Utrecht (Holanda), além de instituições no Japão e na Itália.

Mônica Salmaso

Paulista nascida em 1971, Mônica Salmaso começou sua carreira na peça "O Concílio do Amor", dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. Em 1995, gravou o CD Afro-Sambas, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, e, sob a produção de Rodolfo Stroeter, lançou, em 1998, "Trampolim", pelo selo Pau Brasil, e, em 1999, "Voadeira", pela Eldoradom. Estes CDs foram lançados no exterior, incluindo em diversos países da Europa, Japão, Estados Unidos, Canadá e México.

Foi indicada para o Prêmio Sharp – 1997 como Revelação na categoria MPB e foi vencedora do Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal em 1999. Também em 1999, foi ganhadora do prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e "Voadeira" recebeu os mais rasgados elogios, sendo considerado pela crítica como um dos dez melhores lançamentos do ano.

Em 2011, lançou "Alma Lírica Brasileira", pela Biscoito Fino, com o qual se apresentou em Lisboa, Paris e Bruxelas, além das principais capitais do Brasil. No ano seguinte, o álbum lhe rendeu o 23° Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora, além de ter dado origem a um DVD homônimo, dirigido por Walter Carvalho, que por sua vez foi ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira em 2013 como Nelhor DVD de Música. Em 2014, lançou "Corpo de Baile", com o qual recebeu os prêmios de Melhor Canção e Melhor Cantora no 26º Prêmio da Música Brasileira de 2015.

8° Ciclo Violonístico de Niterói

Idealizado e coordenado pelo professor Paulo Targino, o Ciclo Violonístico de Niterói traz artistas consagrados do Violão Brasileiro à cidade. A cada ano, um violonista de importância nacional é homenageado em diversos concertos imperdíveis realizados no Teatro Municipal de Niterói por nomes de grande destaque da Música Popular Brasileira. Em 2017, em sua 8º edição, a homenagem vai para o renomado compositor e violonista brasileiro Guinga, numa série entitulada "Encontros".





Serviço

8º Ciclo Violonístico de Niterói
Guinga e Lula Galvão convidam Mônica Salmaso
Data: Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Horário: 20h
Ingresso: R$ 50,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624








Tags Guinga, Lula Galvão, Mônica Salmaso,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com