Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  RICARDO SILVEIRA E NELSON FARIA CONVIDAM PAULA SANTORO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Ciclo Violonístico de Niterói, um importante evento da agenda cultural do violão brasileiro, retorna, em sua 8º edição, com uma homenagem ao renomado compositor e violonista brasileiro Guinga intitulada "Encontros". Nesta série, além dos grandes violonistas que interpretarão repertórios instrumentais de importantes compositores, o Ciclo contará também com a participação especial de ilustres vozes femininas da MPB, levando ao palco do Teatro Municipal o espírito popular do violão brasileiro.

Dando continuidade à série, no dia 23 de junho de 2017, sexta-feira, às 20h, o Teatro Municipal de Niterói vai receber os músicos Ricardo Silveira e Nelson Faria, com participação especial da cantora Paula Santoro. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e a classificação é livre.

Ricardo Silveira

O carioca Ricardo Rodrigues Parente Silveira passou a atuar profissionalmente na área a partir de 1976, e, desde então, conta com participação em centenas de discos, seja como músico, arranjador, produtor ou, ainda, diretor musical. Seu toque personalíssimo tanto como guitarrista como violonista permitiu a Ricardo construir uma carreira onde tornou-se referência em ambos os instrumentos.

Ao longo de mais de 40 anos, sua trajetória foi pontuada pelo lançamento de 11 discos solo e um repertório autoral que eternizou alguns clássicos, como o tema "Bom de tocar", música-título de seu primeiro trabalho, de 1984.

Sua carreira internacional iniciou-se em 1988, com "Long Distance", para a Verve Forecast. A partir daí, todos os seus discos vem sendo lançados no exterior, com destaque recente para os últimos trabalhos feitos para a gravadora Adventure Music, como "Ricardo Silveira Organ Trio". Mas foi seu disco "Noite Clara", de 2003, que obteve grande destaque, por ter recebido indicação ao Grammy Latino de melhor CD instrumental no ano de 2004. Em ritmo sempre acelerado, Ricardo Silveira lançou, em 2016, o disco "Jeri", resultado de uma apresentação histórica no Festival Choro Jazz em Jericoacoara, onde repassa seu repertório mais celebrado.

Nelson Faria

Um dos mais importantes músicos brasileiros, Nelson Faria nasceu em 1963, em Belo Horizonte (MG). Conta, em sua longa e diversa trajetória artística, com mais de uma dezena de CDs gravados, oito livros didáticos, sendo dois deles com edições nos Estados Unidos, Japão e Itália, um DVD com o grupo Nosso Trio e uma Vídeo-Aula intitulada "Toques de Mestre", além da participação como músico, arranjador e produtor em mais de 200 CDs de artistas nacionais e internacionais.

Entre 1987 e 1999 lecionou disciplinas de arranjo, harmonia, improvisação e guitarra na Faculdade de Música da Universidade Estácio de Sá, e no curso CIGAM (Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical), ambos no Rio de Janeiro. Em 2001, agraciado com a Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura, participou do programa BMI Jazz Composers Workshop, em Nova York.

Junto com a conceituada fábrica de instrumentos musicais Condor, desenvolveu o modelo JNF-1, guitarra que vem com sua assinatura e que tem sido apontada pela mídia especializada como um dos melhores instrumentos na relação custo benefício do mercado nacional. Atualmente, Nelson Faria atua como professor na Universidades de Örebro na Suécia, além de trabalhar ao lado das mais importantes Big-Bands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado. Em duo com o Leila Pinheiro, acaba de lançar pela Biscoito Fino o CD "Céu e Mar".

Paula Santoro

Considerada uma das maiores intérpretes de sua geração, Paula Santoro de Sousa Lima nasceu 1966, em Belo Horizonte (MG) e, há anos, está radicada no Rio de Janeiro. Com diversos trabalhos em palco, estúdios de gravação e televisão, ela ganhou maior projeção a partir de 2002, quando foi uma das vencedoras do V Prêmio Visa de Música.

Já cantou ao lado de Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Guinga, Toninho Horta, Lô Borges, Alcione, Flávio Venturini, Nelson Angelo, Tavinho Moura, Juarez Moreira, Monica Salmaso, Criolo e Arthur Verocai, entre outros. Seus mais recentes álbuns: "Paula Santoro" (Biscoito Fino), "Mar do meu Mundo" (Borandá) e "Metal na Madeira" (Ridgeway Records) foram distribuídos na Europa, Japão, USA, Argentina e por todo Brasil.

Além de cinco álbuns solo lançados, sua discografia agrega dezenas de colaborações em discos de artistas como Guinga, Arthur Verocai, Mário Adnet, Nivaldo Ornelas, Bianca Gismonti e Eduardo Neves, entre outros. Ganhou por duas vezes o Troféu Faísca como melhor cantora de Minas Gerais, foi indicada como Melhor Cantora no prêmio Rival Petrobrás de Música. Este ano, Paula está sendo indicada como Melhor Cantora no Prêmio Profissionais da Música e no Press Awards US, em quatro categorias: Melhor Cantora, Melhor Álbum, Melhor Artista Brasileiro e Melhor Show.


8° Ciclo Violonístico de Niterói

Idealizado e coordenado pelo professor Paulo Targino, o Ciclo Violonístico de Niterói traz artistas consagrados do Violão Brasileiro à cidade. A cada ano, um violonista de importância nacional é homenageado em diversos concertos imperdíveis realizados no Teatro Municipal de Niterói por nomes de grande destaque da Música Popular Brasileira. Em 2017, em sua 8º edição, a homenagem vai para o renomado compositor e violonista brasileiro Guinga, numa série entitulada "Encontros".


Serviço

8º Ciclo Violonístico de Niterói
Ricardo Silveira e Nelson Faria convidam Paula Santoro
Data: Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Horário: 20h
Ingresso: R$ 50,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624








Tags Ricardo Silveira, Nelson Faria, Paula Santoro,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com