Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CAIO MÁRCIO E JEAN CHARNAUX CONVIDAM FÁTIMA GUEDES
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Ciclo Violonístico de Niterói, um importante evento da agenda cultural do violão brasileiro, retorna, em sua 8º edição, com uma homenagem ao renomado compositor e violonista brasileiro Guinga intitulada "Encontros". Nesta série, além dos grandes violonistas que interpretarão repertórios instrumentais de importantes compositores, o Ciclo contará também com a participação especial de ilustres vozes femininas da MPB, levando ao palco do Teatro Municipal o espírito popular do violão brasileiro.

No dia 25 de junho de 2017, domingo, às 20h, encerrando a série de apresentações, o Teatro Municipal de Niterói vai receber Caio Márcio e Jean Charnaux, com a participação especial da cantora Fátima Guedes. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e a classificação é livre.

Caio Márcio

Carioca nascido em 1982, Caio Márcio Santos é Bacharel em Violão Clássico sob a orientação de Paulo Pedrassoli Jr. e em Composição Erudita pelo Conservatório Brasileiro de Música. Participou de cursos complementares ligados à improvisação com Hélio Delmiro, Lula Galvão, Genil Castro e Nelson Faria e à composição com Antonio Guerreiro de Faria, Tim Rescala, Alexandre de Faria, David Tygel e Alexandre Negreiros.

Caio já dividiu palco com nomes nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam: Yamandú Costa, Quinteto Villa-Lobos, Hamilton de Holanda, Bebê Kramer, Lula Galvão, Nicolas Krassik, Zé da Velha e Silvério Pontes, Gabriel Improta, Chico Pinheiro, Kliff Korman, Guinga, Hélio Delmiro, Rogério Caetano, Durval Ferreira, Jacques Morelembaum, Maria Bethânia, Elza Soares, Chico Cesar, Fátima Guedes, Roberta Sá, Zélia Duncan e Joyce Moreno.

Em 2012, lançou o disco "Rio em Vermelho e Azul", em parceria com o baixista Dinamarquês Morten Ankarfeldt. No ano seguinte, formou o Rio Jazz 4 com Christina Von Bullow (sax), Morten Ankarfeldt (contrabaixo) e Cassius Theperson (bateria), registrado em novo disco, intitulado "Rio Jazz 4". Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Composição Clássica pela peça "Variações livres para quinteto de sopros".

Jean Charnaux

Formado em violão clássico no ano de 2011 pela UFRJ, Jean Charnaux vem se aprimorando há mais de dez anos em sua carreira, assistido por aulas com professores renomados como Hélio Delmiro, Guinga e Marcus Tardelli. Conta nessa caminhada com a incrível experiência de sua passagem pela escola Los Angeles Music Academy nos Estados Unidos, onde teve aulas com Frank Gambale e Jeff Richman.

Em meio de grandes composições, Jean foi indicado entre os finalistas da categoria “Revelação” do 26° Prêmio da Núsica Brasileira pelo seu álbum "Matrizes". Acompanhado da cantora americana Dione Warwick, participou da turnê de Emílio Santiago em Teatros Municipais pelo Brasil, assim como se apresentou ao lado de Guinga em diversos festivais nacionais e internacionais, podendo citar dentre eles o grande Festival de Jazz em Osasco na Itália, o Clube do Choro de Brasília e o Festival de Jazz de Tiradentes.

Jean já se apresentou ao lado de João Bosco, Fátima Guedes, Leila Pinheiro, Zé Paulo Becker, Caio Marcio,Alexandre Gismonti e Marcos Ariel, chegando a realizar uma turnê por várias cidades da Alemanha. O movimento se chamou Brazilian Night e teve repercussão em mídia internacional. Foi arranjador e músico de faixa título do novo álbum de Fátima Guedes chamado “Transparente”, disco no qual contaram com participações de Gilson Peranzetta, Dori Caymmi, Itamar Assiere e Nelson Faria.

Fatima Guedes

A carioca Maria de Fatima Guedes começou a compor aos 15 anos e, aos 18, já tinha uma linguagem amadurecida em letras e melodias. Inscreveu-se no festival do Colégio Hélio Alonso, onde estudava, e ganhou os prêmios de Melhor Composição e Melhor Letra com a canção “Passional”. Numa reunião na casa do músico João de Aquino, ela conheceu Renato Corrêa, cantor, compositor e na época produtor da gravadora Odeon, que a convidou para gravar seu primeiro disco. Nesse mesmo ano, conheceu a cantora Elis Regina, que a apresentou em seu especial de fim de ano da TV Bandeirantes.

No início da década de 1990, foi morar em Los Angeles, onde fez apresentações em casas de jazz, voltando ao Brasil um ano depois. Aprimorou seu canto buscando tonalidades mais graves e tornou-se também professora, ministrando aulas e cursos.

Foi gravada por quase todos os grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione, Leny Andrade, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Alaide Costa, Jane Duboc, entre outros. Costuma compor sozinha, mas atualmente seus parceiros vão se tornando cada vez mais numerosos, e entre eles estão artistas como Djavan, Ivan Lins, Joyce, Sueli Costa, Jorge Vercilo e Adriana Calcanhotto.


8° Ciclo Violonístico de Niterói

Idealizado e coordenado pelo professor Paulo Targino, o Ciclo Violonístico de Niterói traz artistas consagrados do Violão Brasileiro à cidade. A cada ano, um violonista de importância nacional é homenageado em diversos concertos imperdíveis realizados no Teatro Municipal de Niterói por nomes de grande destaque da Música Popular Brasileira. Em 2017, em sua 8º edição, a homenagem vai para o renomado compositor e violonista brasileiro Guinga, numa série entitulada "Encontros".


Serviço

8º Ciclo Violonístico de Niterói
Caio Márcio e Jean Charnaux convidam Fátima Guedes
Data: Domingo, 25 de junho de 2017
Horário: 20h
Ingresso:
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624







CLIPPING






Tags Caio Márcio, Jean Charnaux, Fátima Guedes,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com