Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  RODRIGO PEDROSA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Artista plástico, escultor e pintor, Rodrigo Pedrosa nasceu em Niterói, em 11 de maio de 1969. Tem formação de Designer pela UniverCidade e MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas – FGV.

Mudou-se ainda criança para Iguaba Grande, na Região dos Lagos, onde morou até os 14 anos, antes de voltar a morar em Niterói, para completar seus estudos. Aos 18 anos, entrou na faculdade, indo estagiar, ainda no primeiro ano do curso, em uma grande agência de publicidade, onde ficou durante dois anos. Em seguida, trabalhou como designer em duas grandes empresas do ramo da Moda.

Após estas experiências, decidiu montar sua própria agência de propaganda, onde trabalhou pelas duas décadas seguintes. Neste período, exerceu várias atividades paralelas como fabricação de pranchas de surfe, comerciante, editor de revistas, entre outras.

Sempre teve aptidão para trabalhos manuais, descobrindo, ainda na adolescência, a modelagem através da massa de epóxi, com a qual executava pequenos trabalhos escultóricos como hobby. Aos 19 anos, conheceu os escultores Danilo Brito – que foi seu sócio durante 16 anos – e José Luiz Benício, que o levaram para o Barro Oco, um curso de modelagem em Argila, em Ipanema, onde teve a oportunidade de se especializar na técnica. Seguiu trabalhando na área de modelagem por puro prazer, em paralelo à carreira de publicitário, antes de passar a dedicar-se exclusivamente à arte.

Passou então a trabalhar em seus Ateliers no Rio de Janeiro (Fábrica Bhering) e em Niterói, onde também começou a ministrar aulas. Montou uma galeria própria em Búzios, RJ, onde tem uma exposição permanente de seu trabalho, além de ser representado pela Luhda Contemporary Art, do Rio de janeiro, Capuvine Picicarole, em Cuiabá, e Rossiter, na Região Nordeste.

Em 2014, teve a sua obra “O Culpado de Tudo III” comprada pelo Príncipe de Abu Dhabi Zayed Bin Al Nahyan, um grande colecionador de artes do Oriente Médio. Neste mesmo ano, passou a ser representado pela Galeria Luhda Contemporary.

Já participou de diversas mostras como Il Colpevoli di Tutto – Itália (Individual), Salão de Outono da América Latina 2015 e 2016, Artexpo NY 2016, ArtShopping Carroussel du Louvre, Art Rio 2015, Cin Nova York, Artigo Rio 2013 e 2016 e Bienal de Búzios.

Dentre suas principais influências, estão os trabalhos do mestre Auguste Rodin, do mexicano Javier Marin e do espanhol Victor Ochoa, entre outros.






Tags Rodrigo Pedrosa ,




Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)
K. Lixto (1877-1957)
Memória: Dois niteroienses entre os Maiores Brasileiros Vivos em 1924
Manoel Benício (1861-1923)
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com