Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PAULO RENATO ROCHA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Jornalista e produtor musical, Paulo Renato Rocha nasceu em 4 de junho de 1957, no Rio de Janeiro, vindo a morar em Niterói no ano de 1972.

Sua entrada no universo musical se deu na década de 60, quando passou a frequentar a casa de Bilinho Blanco, filho do compositor Billy Blanco, um dos mentores do movimento Bossa Nova. Na década de 70, já morando em Niterói, conheceu o produtor Aloysio Reis, que, em 1977, o levou para trabalhar na CBS Discos (Sony Music). Na gravadora, atuou como Assessor de Imprensa de seu Cast Internacional.

Em 1982, tornou-se produtor musical na Danceteria Mistura Fina (Itanhangá) e, em 1984, o guitarrista Victor Biglione o contratou para ser diretor artístico da sua recém-aberta casa, “The Tinker”, no Leblon. No ano seguinte, foi contratado para trabalhar no JazzMania, famoso clube de Jazz de Ipanema.

No período de 1988 a 1990, produziu e apresentou o programa “Studio 92 – O Instrumental Contemporâneo”, na Rádio Globo FM, e, em 1993, assumiu o cargo de Diretor Artístico do Selo Niterói Discos, da Prefeitura Municipal de Niterói, lançando, nos anos seguintes, cerca de mais de 100 títulos. De 1991 a 2001, produziu o projeto Palco Livre da MPB, também realizado pela Prefeitura Municipal de Niterói e coordenado pelo cantor e compositor Sergio Ricardo.

De 2008 a 2010, atuou como Diretor de Palco do Teatro Municipal de Niterói e, em 2011, criou e passou a produzir o Projeto multimídia Cine Jazz no MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A partir de 2013, tornou-se curador do Cine Jazz que acontece mensalmente no Museu do Ingá, com apoio da FUNARJ e da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.

Em dezembro de 2014, organizou e realizou a curadoria do 1º Festival Niterói Cine Jazz UFF , uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói e do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, que reuniu no Teatro do Centro de Artes artistas como Jaques Morelembaum , Lula Galvão, Tutty Moreno, Nivaldo Ornelas, Pascoal Meirelles, Osmar Milito, Sérgio Barrozo, Paulo Braga, Marcelo Martins e outros grandes artistas da música instrumental brasileira.

Ao longo de sua carreira e em suas diferentes áreas de atuação, Paulo trabalhou com e produziu diversos grandes nomes dos mais variados cenários musicais brasileiros e internacionais, incluindo os artistas e grupos Gerry Mulligan, Dexter Gordon, Weather Report, John McLaughlin, George Duke, Earth Wind & Fire, Legião Urbana, Titãs, Ultraje a Rigor, Lobão, Barão Vermelho, Marcio Montarroyos, grupo Azymuth, Ricardo Silveira, Garage, Hermeto Pascoal, Celso Fonseca, Cama de Gato, Wayne Shorter, Joe Pass, Toots Thielemans, Wynton Marsalis, Pat Metheny, Art Blakey, Max Roach, Herbie Hancock, George Benson, Robertinho Silva, Grover Washington Jr., Raul de Souza, Branford Marsalis, Mauro Senise, Ron Carter, Nico Assumpção, Tony Williams, Raul Mascarenhas, Jimmy Smith, Joe Sample, Carlos Malta, Marcus Miller, Marcos Nimrichter, Dino Rangel e Kiko Continentino, entre muitos outros.






Tags Paulo Renato Rocha,




Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)
José Mattoso Maia Forte (1873-1945)
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com