Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  INCENTIVO E SOLIDARIEDADE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Incentivo e solidariedade

Kely Pinheiro, moradora da Grota do Surucucu, de 20 anos, hoje é estudante de Licenciatura em Música, na UNIRIO. Antes, foi aluna da Orquestra Aprendiz, estudando violoncelo. E o futuro já tem destino certo: a Universidade de Berklee, em Boston, Estados Unidos.

Após um encontro com o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a estudante teve a confirmação que a Prefeitura vai custear as passagens e alimentação de Kely, que conseguiu uma bolsa integral na Berklee, uma das melhores universidades de música do mundo. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, na segunda feira, dia 18. "É um orgulho para nós podermos dar esse apoio à Kely. Niterói tem um dos melhores programas de iniciação musical do país, o projeto Aprendiz Música na Escola", comentou o prefeito.

Outro aluno do Projeto Aprendiz que traz orgulho à cidade é João Victor Reis, que também se encontrou com o prefeito, no dia 12 de junho. Acompanhado do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, e de sua mãe, Sandra Reis, João conversou com o prefeito sobre a importância que o projeto teve em sua vida. "Sempre quis aprender a tocar um instrumento. Iniciei pelo violino, em 2006, mas depois que uma professora me apresentou a viola, em apaixonei". Hoje, João Victor é professor do Projeto Aprendiz, depois de ter se formado bacharel pela UNIRIO e ter estudado metodologia de ensino em música na Noruega, através do Projeto.

O curso que Kely irá fazer vai complementar sua formação em licenciatura na UNIRIO, mesmo lugar onde João Victor se formou. A formação dura trê anos, e para poder fazer a matrícula, ela precisa comprovar para a universidade que tem condições de se manter pelo menos por um ano no país. Mas mesmo com a ajuda da prefeitura, esse valor ainda não foi coberto. "Essa ajuda que a prefeitura está me dando é muito importante. Mas eu preciso de mais dinheiro para custear a minha moradia em Boston e para pagar várias taxas que a universidade exige. Tenho esperança de que vou conseguir realizar esse meu sonho", disse Kely.

Por isso, o Teatro Municipal de Niterói irá abrir suas portas para Kely, em uma apresentação que terá todo seu valor convertido para a formação em Berklee. O concerto será no dia 25 de julho, às 19h. Além da apresentação, a niteroiense também abriu uma campanha de financiamento coletivo online, que pode ser acessada através do link https://www.catarse.me/kely_vai_pra_berklee_9104. Basta clicar e escolher o valor a ser doado.

Hoje, Kely integra a Camerata Laranjeiras, uma orquestra de corda independente, que une musicas de diversas classes sociais e lugares. Já tocou na Orquestra de Câmara da FAETEC e Orquestra Sinfônica Cesgranrio, e já estudou no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro e na Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Agora, busca a oportunidade de estudar fora. Com seu talento, Kely conseguiu romper barreiras sociais e econômicas, e ainda quer atravessar barreiras geográficas.






Tags INCENTIVO E SOLIDARIEDADE,




Equipamentos de cultura ficam fechados até 4 de abril
Atenção : Prêmio Erika Ferreira
Prefeitura estabelece investimentos da Lei Aldir Blanc
MAC e Museu Janete Costa abrem para o público
Resultado do 2º Edital de Fomento ao Audiovisual


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com