Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Tombamento municipal em 30/12/1997
Processo 110/014/1997 - Lei 1.628/97

Rua Barão de Mauá, 274 - Ponta d'Areia

Símbolo da fé portuguesa de além-mar, a Igreja Nossa Senhora de Fátima da Ponta d' Areia, mais especificamente em Portugal Pequeno, representa e exprime a influência marcante dos portugueses no bairro durante a primeira metade do século XX, sendo considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil dedicada a essa Santa.

Sua história inicia-se em 1932, quando o Padre Conrado Jacarandá - então vigário da Catedral de São João Batista - interessou-se em construir uma igreja em homenagem à Nossa Senhora de Fátima e um devoto português,Manuel Fernandes da Costa,ofereceu um salão de sua propriedade para servir de capela. No dia 13 de maio de 1935, sob a direção do Padre. Antônio Macedo, foi realizada uma festa, o que possibilitou a aquisição do terreno onde, em 1940, foi construído o atual templo, inaugurado em 16 de novembro de 1941, com grande procissão, bandas de música e fogos de artifício. A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, ainda existente na igreja, chegou de Portugal em 1929, apenas 12 anos após a aparição da Virgem na Cova da Iria, em Portugal.

Edificação singela de meados do século XX, típica de capelas de subúrbio, com torre sineira única e central, a igreja possui nave única precedida por nártex, no qual se encontra o antigo batistério. Sobre o nártex, localizam-se o coro e a escada de acesso à torre. A nave é separada da capela-mor por colunas que sustentam três arcos à maneira de arcos cruzeiros. O seu forro é uma abóbada de berço.

A capela-mor é muito simples. Uma sacristia situa-se transversalmente ao eixo da nave, nos fundos da construção; por sobre ela, foi edificada o consistório. Toda a edificação foi feita em alvenaria de tijolos e estrutura de concreto armado. Sua fachada, revestida por pó-de-pedra, apresenta um corpo estilizado de fachada templo, com uma porta central de arco pleno ladeada por duas janelas e com um óculo na altura do coro. Por sobre este, um pequeno painel de azulejos retrata a aparição de Nossa Senhora de Fátima. A torre é de concreto, em forma piramidal, coroada por uma cruz.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima foi tombada pela Prefeitura Municipal de Niterói, através da Lei nº 1.628, de 30 de dezembro de 1997, por ser um marco cultural e afetivo da comunidade portuguesa de Niterói. Este tombamento foi efetivado no âmbito do projeto de recuperação e revitalização do bairro de Portugal Pequeno, coordenado pela Secretaria de Cultura.


Retirado do livro "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000.

Fotos de Leo Zulluh






Tags ,




Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com