Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  SHOW ENCUZA COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE JARDS MACALÉ EM NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Da junção dos grupos paulistanos Metá Metá e Passo Torto se originou o grupo Encruza que se apresenta nesta quinta-feira, 12 de março, às 20h, com a participação especial do mestre Jards Macalé. Para além de sua importante colaboração em trabalhos de artistas como Elza Soares e Criolo, o Encruza deixou sua reconhecida marca estética na música popular brasileira produzida neste século.

Encruza é um núcleo de criação formado por Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Marcelo Cabral, Rodrigo Campos, Romulo Fróes e Thiago França que se reuniu para apresentar ao público, além das características individuais dos trabalhos de cada um de seus integrantes, os pontos de interseção entre eles e seus muitos desdobramentos.

Jards Macalé

Nascido no bairro carioca da Tijuca, ao pé do Morro da Formiga, Jards Macalé cresceu rodeado de música: no morro, os batuques; no vizinho, Vicente Celestino e Gilda de Abreu; no rádio, Orlando Silva, Marlene e Emilinha Borba; em casa, os foxes, as valsas e as modinhas tocadas ao piano pela mãe e pelo acordeom de seu pai.

Com mais de 50 anos de carreira, um dos artistas mais genuínos que a música brasileira já produziu, Macalé é ainda hoje um dos artistas mais visitados pelas novas gerações, que procuram nele um exemplo de independência e originalidade, duas de suas maiores virtudes como artista. Macalé sempre teve um canal aberto para as diferentes formas de arte. Do amigo Hélio Oiticica ganhou o penetrável "Macaléia"; Nelson Pereira dos Santos o transformou em ator em "Amuleto de Ogum", e "Tenda dos Milagres". O poeta Waly Salomão tornou-se seu grande parceiro em obras-primas como "Vapor barato", "Mal secreto", "Anjo Exterminado". Outros parceiros como Capinam ("Movimento dos barcos"), Torquato Neto ("Let’s play that") e Duda Machado ("Hotel das estrelas") reforçam sua versatilidade como compositor.

Macalé também teve sua vida e obra retratada nos filmes "Jards Macalé - Um morcego na porta principal", de João Pimentel e Marco Abujamra, de 2008, e "Jards", de Eryk Rocha, de 2012, ambos premiados no Festival do Rio, além do curta "Tira os óculos e recolhe o homem", de André Sampaio.

O artista acaba de lançar seu novo álbum "Besta Fera" - um disco com repertório totalmente inédito - o primeiro em muitos anos e já apontado como um dos grandes lançamentos de 2019, onde ele apresenta a expressão exata de sua atualidade provocadora.


SERVIÇO

Data: 12 de março, quinta-feira
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos
Telefone: 971 400 379






Tags Jards Macalé, Encruza,




Marcos Sacramento lança "Drago", seu novo álbum, na Sala Nelson
Marcos Hasselmann faz tributo a Frank Sinatra na Sala Nelson Pereira dos Santos
Emicida apresenta AmarElo na Sala Nelson Pereira dos Santos
Grupo Violúdico homenageia Michael Jackson na Sala Nelson Pereira dos Santos
Prodígios do Choro convidam SPOK Mestre do Frevo


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com