Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  APRENDIZ NO PORTAL NITERÓI EM REDE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

No ano em que comemora 20 anos de atividades, o Aprendiz Musical vai integrar o portal Niterói em Rede.

Mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, o Programa Aprendiz - Música na Escola comemora neste mês de abril 20 anos. E vai comemorar passando a integrar o portal 'Niterói em Rede', ambiente virtual de ensino à distância, lançado esse ano pela Secretaria Municipal de Educação.

Além de o ensino passar a acontecer no portal Niterói em Rede, outra boa notícia é que o Aprendiz será expandido para outras escolas municipais ao longo de 2021. O objetivo é dar continuidade às aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos que deram certo no formato de ensino à distância em 2020, além de experimentar novos formatos. O objetivo maior, entretanto, continua sendo o mesmo: promover a educação musical para crianças e jovens da rede municipal de ensino de Niterói, com foco no desenvolvimento sociocultural e potencialização do relacionamento com a escola e a comunidade escolar.




As aulas são de Iniciação Musical (turmas do 3º e do 4º anos); Canto Coral (aulas opcionais de canto no contra turno); Instrumentos (aulas opcionais no contra turno divididas nos Núcleos Popular - violão, cavaquinho e percussão – e Clássico - violino, viola e cello).

"O Aprendiz é um orgulho para a cidade. Sou músico e posso afirmar a importância do projeto na transformação da vida dessas crianças, jovens e suas famílias. Niterói é referência em cultura e educação. E, a ampliação do Aprendiz para mais unidades de ensino e para o portal, reafirma o nosso compromisso em proporcionar cada vez mais oportunidades para a melhoria da qualidade de vida dos niteroienses", afirma Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.

O Aprendiz atua em 20 escolas da rede municipal e o processo de expansão está sendo estruturado entre a SMC/FAN e a SME.

Plataforma Niterói em Rede

A Plataforma Pedagógica "Niterói em Rede" é o principal local de contato entre professores e alunos na volta às aulas. Em um ambiente virtual de aprendizagem, intuitivo e interativo, educadores e estudantes podem se encontrar de forma síncrona (online) ou assíncrona, com indicações de estudo para atividades escolares. É possível o acesso por diferentes suportes: celulares, tablets, notebooks ou computadores. A plataforma permite que os professores disponibilizem conteúdos, através de textos, links e mídias como vídeos, áudios e imagens, além de fornecer diferentes possibilidades de medição para eventuais dúvidas dos estudantes neste momento de ensino remoto.

Mais sobre o Aprendiz Musical:

Ao longo de sua trajetória, o Aprendiz proporcionou muitas histórias pessoais de sucesso, com alunos tendo suas vidas e de suas famílias transformadas pela música. Assim, seguramente pode-se afirmar que o Programa Aprendiz é uma realidade, e que se trata de um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.

É um programa sociocultural sólido e estruturado que, desde 2001, tem como missão a promoção da educação musical e da cidadania de milhares de crianças e jovens de Niterói – RJ. O intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão. Anualmente, o Aprendiz atende cerca de 2500 crianças e jovens.

É mantido pela Prefeitura de Niterói sob supervisão direta da Fundação de Artes de Niterói | Secretaria Municipal das Culturas, em parceria com a Fundação Municipal de Educação (FME). Desde 2011, sua gestão é feita pelo IMMuB.

Estima-se que mais de 40 mil alunos já tenham sido contemplados pelo Programa Aprendiz – Música na Escola (ou também chamado Programa Aprendiz Musical). Nesse tempo, o Aprendiz proporcionou muitas histórias pessoais de sucesso, com alunos tendo suas vidas e de suas famílias transformadas pela música. Assim, seguramente pode-se afirmar que o Programa Aprendiz é uma realidade, e que se trata de um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país.






Tags Aprendiz,




Programa Aprendiz abre edital para a nova Orquestra Jovem de Niterói
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Sarau no Solar


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com