Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  MEMÓRIA: DOIS NITEROIENSES ENTRE OS MAIORES BRASILEIROS VIVOS EM 1924
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Em outubro de 1924, a prestigiosa revista semanal Fon-Fon resolveu realizar uma enquete entre os seus leitores, com a finalidade de conhecer os Maiores Brasileiros Vivos em diversas categorias profissionais e artísticas. Os cupons eram retirados na própria revista e enviados pelo correios.

Para muitos pode ter sido uma surpresa o fato de que em duas categorias artísticas, cito "O Maior Artista" e "O Maior Ator", os vencedores anunciados, na edição de abril de 1925, fossem profissionais nascidos na então "Cidade de Nictheroy".

O pintor Antonio Parreiras (1860-1937) e o ator Leopoldo Fróes (1882-1932) são, sem nenhuma dúvida, dois dos maiores orgulhos dessa cidade reconhecida internacionalmente pela excelência de sua produção artística e cultural.

Na categoria "Maior Poeta" venceu Alberto de Oliveira (1857-1937) que, embora nascido em Saquarema, adotou aos 17 anos a então Capital da Província do Rio de Janeiro para viver, até sua morte.

Segue, na grafia original, o anúncio do concurso.

    Estimulados pelo exito obtido pelo concurso que acabámos de encerrar, na semana transacta, para a eleição do Principe dos Poetas Brasileiros, apresentamos agora aos nossos leitores e leitoras, em geral, um outro, de feição altamente nacionalista, que, esperamos, obterá o mesmo successo.

    Nelle poderão votar todas as pessoas que desejarem manifestar-se a seu respeito, bastando para que seu voto seja apurado pela nossa redacção trazerem suas respostas, collado ao alto, o coupon abaixo, que deve ser cortado dos nossos numeros.

    Trata-se, neste concurso, de saber quaes os Maiores Brasileiros Vivos, sem cogitações politicas, ou de outra qual quer especie de sentimentos que não o da admiração sincera. Esta redacção reservar-se-á o direito de não apurar os votos que forem julgados tendenciosos, ou ironicos.

    Quais os Maiores Brasileiros na categorias:

    O maior estadista (politico, diplomata, administrador, ou parlamentar); O maior militar (tanto do Exercito como da Marinha); O maior poeta; O maior escriptor; O maior artista (escultor, desenhista ou pintor); O maior musico (compositor, ou executante); O maior actor (comico, ou tragico); O maior cantor; O maior sabio (astronomo, mathematico, physico, chimico, etc.); O maior medico (clinico, cirurgião, bacteriologista); O maior engenheiro (civil, militar, ou architecto); O maior jurisconsulto; O maior industrial; O maior financista; O maior inventor; O maior educador (theorico, ou pratico); e O maior sportmant.


Concebida por Jorge Schmidt, a revista Fon-Fon circulou de 1907 a 1958. Tendo como um de seus idealizadores o célebre escritor e crítico de arte Gonzaga Duque, tinha no enfoque dado a ilustração uma de suas principais características. A revista, inclusive, tornou célebres ilustradores como Nair de Tefé, J. Carlos, Raul Pederneiras e K. Lixto e contou, inclusive, com a colaboração do pintor Di Cavalcanti em 1914. Seu nome remete à onomatopeia da buzina dos automóveis e sua logomarca foi desenvolvida pelo cartunista e poeta Emílio de Meneses. Em seu início, a publicação tinha um chofer de nome Fon-Fon como personagem principal, enfatizando a identificação do periódico com os preceitos da modernidade. A intensa utilização de caricaturas coloridas, charges e fotografias, litografia e xilogravura passavam de forma visual essa identificação. Até junho de 1943, recebeu o slogan de "Semanário alegre, politico, crítico e esfusiante”, quando uma mudança editorial ocorrida a partir de julho alterou este subtítulo para "Uma revista para o lar", indicando o enfoque de seu conteúdo para o universo feminino.








Tags Antonio Parreiras, Leopoldo Fróes, Fon-Fon,




Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)
K. Lixto (1877-1957)
Manoel Benício (1861-1923)
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)
José Mattoso Maia Forte (1873-1945)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com