Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  LIVE DE MARCELO CALDI NAS REDES DO THEATRO MUNICIPAL
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Neste sábado 31 de julho de 2021, às 19h, o músico Marcelo Caldi fará uma Live transmitida pelo Facebook do Theatro Municipal de Niterói. Um dos músicos mais completos da atualidade, Marcelo Caldi participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil, e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão.

Neste show inédito, Caldi apresenta um repertório de músicas autorais, mescladas a sucessos de Dominguinhos, Sivuca, Luiz Gonzaga e Oswaldinho. Marcado pela diversidade, a mostra reúne forrós, baiões, valsas, choros, salsa e milonga, demonstrando a influência da música latina na formação de Caldi.

Foto Bel Junqueira
O espetáculo, de sanfona solo e voz, abre uma ponte entre a música de inspiração nordestina e demais gêneros sul-americanos, tipicamente argentinos e uruguaios. Destaque para “Piazzolla no choro”, parceria inédita de Marcelo com Silvério Pontes, um dos maiores trompetistas de choro da atualidade. Caldi interpreta ainda parcerias suas com Chico Salles, "Coração que canta", e Robertinho Kauffmann, "Simplificando".

Entre músicas cantadas e instrumentais, Caldi desfia todo o virtuosismo e versatilidade da sanfona brasileira contemporânea, que há tempos deixou de ser identificada unicamente com os ritmos folclóricos. O instrumento de fole, em um show solo e intimista, é oportunidade ainda de ouvir suas múltiplas sonoridades.

Repertório

Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
João e Maria (Sivuca e Chico Buarque)
Coração que canta (Marcelo Caldi e Chico Salles)
De volta pro aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel)
Domingando (Marcelo Caldi)
Milonga del campo (Marcelo Caldi)
Salsa quarentona (Marcelo Caldi)
Simplificando (Marcelo Caldi e Robertinho Kauffmann)
Piazzolla no choro (Marcelo Caldi e Silvério Pontes)
Valsa amorosa (Marcelo Caldi)
Choro de fim de tarde (Marcelo Caldi)
Lembrei do Ceará (Marcelo Caldi)
O xote do coice (Dominguinhos)
Lamento nordestino (Oswaldinho e Roberto Stanganelli)

Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical Marcelo Caldi tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.

Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações. Compôs "Alma carioca", uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e "Homenagem a Sivuca", para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).

Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.

Entre os álbuns autorais, destaca-se "A sanfona é meu dom" (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros. Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco "Tem sanfona no choro", com a publicação inédita das peças instrumentais do Rei do Baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).


SERVIÇO

Live de Marcelo Caldi
Data: 31 de julho de 2021
Horário: Sábado, às 19h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90min

Transmissão pelo Facebook do músico e do teatro facebook.com/theatromunicipaldeniteroi






Tags Marcelo Caldi,




Laura Zandonadi lança "A Voz de Alguém" no Theatro Municipal
Nosso Dia Pink
O líder da Revolta da Chibata é destaque no palco do Theatro Municipal
Juliana Maia leva "Minha alma canta" ao palco do Theatro Municipal
Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz, em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com