Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  TUTORIAL PARA CONSULTA POPULAR DO PLANO MUSEOLÓGICO DO MAC NITERÓI
 
 
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O que é o Plano Museológico?

O Plano Museológico é uma ferramenta básica de planejamento estratégico que contribui para o fortalecimento institucional e potencializa a gestão dos museus. É um documento pautado em um conjunto de programas e projetos que tem sua estruturação orientada pelo Estatuto de Museus (Lei 11.904/09). O Plano Museológico é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus.

Para que serve o Plano Museológico?

Por meio do Plano Museológico é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos por um período de até 5 ANOS. Após esse tempo, o Plano Museológico deverá ser revisado. É a partir dele que as ações administrativas, técnicas e políticas são sistematizadas, tanto no âmbito interno, quanto na sua atuação externa. Assim, o Plano Museológico permite que a instituição utilize todo o seu potencial para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos de forma mais organizada e eficaz.

Por que você deve participar da construção do Plano museológico?

Porque é o documento que fortalece e reafirma a importância do museu em todos os aspectos, tanto os internos, como os externos. Através dos seus programas, visa orientar o desenvolvimento de todos os trabalhos a serem desenvolvidos pelo museu, estabelecendo a sua visão, a sua direção e os seus caminhos. Sua participação é fundamental, pois queremos construir esse caminho em diálogo com as cidadãs e cidadãos niteroienses, residentes de Niterói e demais pessoas que contribuam com um Plano coletivo e plural.

Como participar da construção do Plano Museológico do MAC-Niterói?

Nossa programação se dará entre os dias 12 a 24 de julho. Primeiro acontece o webinário “Vamos juntos pensar o futuro do MAC? construindo o nosso plano museológico” abordando diversos temas do Plano Museológico do MAC-Niterói, seguido de uma série de debates com a sociedade civil para ouvirmos propostas do público. Estas atividades serão todas virtuais, devido à pandemia, e abertas a todas as pessoas que queiram construir conosco esse plano.


Calendários de Atividades

- Dia 12, a partir das 14h: Mesa de abertura com participação do Prefeito de Niterói, Axel Grael, do Secretário das Culturas, Leonardo Giordano, do Presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino, da Vereadora de Niterói e Presidenta da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal, Walkíria Nictheroy, da Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói, Natalia Valdannini, e do Diretor Geral do MAC, Victor De Wolf.

- Dia 12, a partir das 16h: Plano Museológico: O que é e qual a sua importância? Com a presença de Lucienne Figueiredo (Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Economia Criativa do RJ), Paulo Victor Gitsin (Museu Nacional), Cintia Guedes (IHAC/UFBA), Leandro Santanna (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira); Mediação: Natalia Valdannini (CMPC)

- Dia 13, a partir das 14h: Atividades culturais em museus, com a presença de Patricia Freire (Artista visual), Gabriela Freitas (Produtora cultural e audiovisual), Alceu (Coletivo Ujimagang), Luiz Augusto Gomes (Meio-fio Produtora), Mediação: Mila Neves (CMPC)

- Dia 13, a partir das 16h: Acessibilidade e democratização do acesso com a presença Gabriela Aidar (Pinacoteca SP), Jean Carlos Azuos (Galpão Bela Maré), Bruna Benevides (GDN/ANTRA), Analú Faria (Atriz e artista circense) Mediação: Thallita Flor (CMPC)

- Dia 14, a partir das 14h,: Educação e biblioteca em museus com a presença de Brune Ribeiro (REM-RJ), Érika Lemos Pereira (Galpão Bela Maré), Janaina Melo (Gestora cultural e pesquisadora em educação), Karen Merlim (MAR), Mediação: Ana Cristina (CMPC)

- Dia 14, a partir das 16h: Gestão de Coleções: Acervo e pesquisa com a presença de Mario Pragmácio (Professor UFF/IBDCult), Ana Beatriz Almeida (01.01 Art Plataform, artista visual e curadora), Felippe Moraes (Artista, pesquisador e curador), Ana Roman (Pesquisadora e curadora), Mediação: Leila B (CMPC)

TODA A PROGRAMAÇÃO SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELO FACEBOOK DO MAC NITERÓI E FICARÁ SALVA NAS REDES E NO SITE DO MUSEU PARA QUEM SÓ PUDER ASSISTIR DEPOIS

- Entre os dias 19, 22 e 24 (segunda, quinta e sábado, respectivamente) teremos reuniões on-line de CONSULTA POPULAR para OUVIR as propostas que serão inseridas no Plano Museológico do MAC-Niterói.

Na Segunda e na quinta-feira, as reuniões serão a partir das 19h; no Sábado, será a partir das 16h. A reunião de segunda-feira será com as(os) integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC; as demais, abertas para o público geral. Nas três reuniões serão debatidos os mesmos temas apresentados no webinário e o público poderá participar apresentando propostas que se insiram nos eixos temáticos. Para participar você deve se inscrever Clicando aqui.

A sala estará disponível para acesso 1h antes de cada reunião

Como serão feitas as propostas?

Cada proposta deverá ser elaborada a partir de pelo menos um EIXO TEMÁTICO DO PROGRAMA DO PLANO, com uma META e uma ESTRATÉGIA.

Quais são os eixos?

1) Acessibilidade e Democratização de Acesso

Fornecer estrutura para receber todos os tipos de visitantes em suas diferentes e plurais particularidades, dando a oportunidade de utilizar instalações e serviços, ver exposições, assistir a conferências, investigar e estudar o acervo e interagir com os diferentes grupos sociais no espaço do museu em uma perspectiva física, econômica, informacional, cultural, etc.

2) Educação em Museus

A educação em museus corresponde a práticas e processos educativos formais e não formais que, na relação entre os sujeitos sociais, a memória e os bens, contribuem para a construção e a preservação da identidade partilhada por um grupo, comunidade ou sociedade, valorizando-os na diversidade.

3) Gestão de coleções

Consiste no estabelecimento de diretrizes, normas e políticas para o gerenciamento dos acervos do museu, integrando esforços para ações como a aquisição (compra, empréstimo ou doação), movimentação, conservação-restauração, bem como os procedimentos que envolvem a documentação museológica dos bens de natureza arquivística, bibliográfica e museológica incorporados ao museu.

4) Comunicação

Comunicação deve ser compreendida aqui enquanto prática social participativa que objetiva a produção e circulação da informação, abrangendo ações de divulgação de projetos e atividades da instituição e de disseminação, difusão e consolidação da imagem e produção institucional nos âmbitos local, regional, nacional e internacional.

5) Exposição

Exposição refere-se ao resultado da ação de apresentar algo, considerando a apresentação nas perspectivas da experiência, do lugar e do público. Constitui-se enquanto um instrumento-chave para permitir o acesso público aos acervos de museus. Podem ser inovadoras, inspiradoras e conduzir a(o) visitante à reflexão em seus mais amplos sentidos.

O que é meta?

META é o resultado, objetivo ou finalidade que se pretende alcançar. Pode ser idealizada a partir da pergunta: “O que fazer?”.

O que é estratégia?

ESTRATÉGIA é o plano, método, manobra ou estratagema usado para alcançar um objetivo ou resultado específico. Pode ser idealizada a partir da pergunta: “Como fazer?”.

EXEMPLOS:

EIXO: Acessibilidade e Democratização de Acesso
META: Viabilizar que pessoas com deficiência visual tenham acesso e frequentem mais as exposições do MAC.
ESTRATÉGIA: Investir na formação das(os) monitoras(es) do MAC para que estejam preparadas(os) para conduzir uma boa experiência a pessoas com deficiência visual nas exposições.

EIXO: Educação em Museus
META: Garantir que estudantes da rede municipal de Niterói conheçam o MAC.
ESTRATÉGIA: Todas as escolas da rede municipal de Niterói devem visitar o MAC com suas(eus) alunas(os) pelo menos uma vez por ano.

EIXO: Gestão de coleções
META: Adquirir coleções de artistas niteroienses.
ESTRATÉGIA: Realizar editais ou chamadas públicas para aquisição de obras de arte de pessoas nascidas e residentes em Niterói.

EIXO: Comunicação
META: Estabelecer redes de contato para atingir e aproximar jovens periféricos do município de Niterói.
ESTRATÉGIA: Firmar convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs) envolvidas com pessoas da faixa etária e classe social supracitada.

EIXO: Exposição
META: Assegurar a apresentação de obras de artistas mulheres em todas as exposições do MAC.
ESTRATÉGIA: Estipular, em regimento ou norma do museu, percentual de cota reservado para mulheres no que se refere à composição das exposições do museu.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – IBRAM. Subsídios para a elaboração de planos museológicos. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, 2016. 112 p


PROGRAMAÇÃO:

Palestras de 12 (segunda) a 14 (quarta) de julho, sempre às 14h e 16h - transmitidas ao vivo no facebook do Museu e salvas no site, facebook e instagram.

Reuniões de Consulta Popular, dias 19 (segunda) e 22 (quinta), às 19h e dia 24 (sábado) às 16h. As inscrições para a participação e apresentação de propostas deverão ser realizadas com antecedência, preenchendo formulário disponível em https://forms.gle/rkpjSiCwK4o9VRGC7.

Os links para as salas de reunião serão enviados sempre 1h antes do início de cada. As reuniões serão transmitidas no facebook do MAC e mesmo quem não participar apresentando propostas, poderá assistir.


Vem construir o futuro do MAC Niterói com a gente!






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