Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PHELIPE ORNELLAS HOMENAGEIA ARACY NAS REDES DA SALA CARLOS COUTO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Homenagear uma das maiores cantoras de samba do século XX, amiga e intérprete da obra de Noel Rosa, é o que promete o cavaquinista Phelipe Ornellas, na terça-feira, 10 de agosto, às 18h, nas redes sociais da Sala Carlos Couto.

Para muitos, Aracy de Almeida era apenas uma exigente jurada de programas de calouros dos anos 1970, para a história da MPB, essa carioca nascida em 1914 no bairro do Encantado, é um patrimônio a ser lembrado. Filha de pais protestantes, cantava músicas de entidades em terreiros de candomblé e no bloco carnavalesco "Somos de pouco falar".

Por intermédio de Custódio de Mesquita, começou a cantar profissionalmente nas rádios. Em 1935, assinou seu primeiro contrato com a Rádio Cruzeiro do Sul e gravou "Seu Riso de Criança", composição de Noel Rosa - de quem já era parceira de copo - tornando-se desde então sua principal intérprete.

Foi, ao lado de Carmen Miranda, a maior cantora de sambas dos anos 30. Depois de atuar com sucesso na boate Vogue em Copacabana na década de 40, entre 1950 e 1951, gravou dois álbuns dedicados ao Poeta da Vila, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do poeta da Vila. Faleceu em 1988 aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Músico nascido em Niterói, Phelipe Ornellas começou a fazer seus primeiros acordes no cavaquinho aos 7 anos de idade, onde passou a frequentar rodas de samba, nas quais seu pai, também músico e compositor, fazia parte. Desde então, vem participando de vários movimentos musicais, como agremiações carnavalescas, peça teatrais, além de integrar grupos de samba e choro, tais como: "Samba da Amendoeira" e "Café Brasil". Com este, gravou em 2011, pelo selo Niterói Discos, o importante disco instrumental, homenageando a cidade de Niterói, intitulado "Em Terra De Araribóia".

Participou também dos musicais "Quem Bem ama Bem Castiga" e do filme "Walter Alfaiate, A Elegância do Samba", de 2009. O músico também participa do Clube do Choro de Niterói.


SERVIÇO

Phelipe Ornellas homenageia Aracy de Almeida
Data: 10 de agosto de 2021, terça-feira
Horário: 18h
VÍDEO

Redes da Sala Carlos Couto
instagram.com/salacarloscouto/
facebook/salacarloscoutoniteroi/






Tags Phelipe Ornellas, Aracy de Almeida,




"Quem é Você?" convida Gustavo Smis
Exposição virtual do Chargista Vinicius
Projeto Cena em Vídeo apresenta texto de Alselmo Fernandes
"Quem é Você?" convida Suzana Schmitt
Exposição Virtual: "Experimentações" de Adriana Ninsk


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com