Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ANTIGO ABRIGO DE BONDES
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Tombamento municipal em 07/04/1993
Decreto n° 6.595/93
Rua São João, 383 - Centro

Prédio construído entre 1906 e 1907, no antigo Largo da Detenção, pela Companhia Cantareira Viação Fluminense, para abrigar a usina geradora de eletricidade e as oficinas reparadoras dos bondes elétricos de Niterói, que, no ano anterior, teve seu sistema de tração animal convertido em elétrico. Atualmente, o imóvel abriga o Centro Cultural Abrigo dos Bondes - Espaço Antônio Callado, além de lojas.

A edificação, que fica na Rua Marquês do Paraná, entre a Rua São João e a Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade, de caráter industrial, possui no seu galpão principal uma estrutura metálica importada. Essa estrutura é envolvida por fachadas de alvenaria com elementos decorativos classicizantes. Sua empena forma um frontão constituído de entablamento e cornijas descontínuas, onde se destaca um relógio. A fachada lateral interna é de alvenaria com quinze vãos em arco pleno conferindo-lhe um caráter clássico.

A partir da década de 1960, com o fim dos bondes, a edificação passou a servir como garagem de trólebus e ônibus, dando início a um processo de degradação. No início da década de 1970, o prédio foi reformado, tendo uma parte demolida para permitir o alargamento da rua Marques do Paraná, necessário para construção dos acessos para a Ponte Rio-Niterói. Pode-se observar que, com isso, o prédio ficou assimétrico, mas a fachada principal ainda manteve suas características arquitetônicas.

Devido ao seu valor histórico e arquitetônico para a cidade, a Prefeitura de Niterói tombou provisoriamente o imóvel em 7 de abril de 1993. Mais tarde, um acordo com uma rede de supermercados permitiu a criação do Centro Cultural, inaugurado em 10 de junho de 2009. A empresa revitalizou o prédio e foi autorizada a instalar nele, uma de suas lojas.

O Centro Cultural Abrigo dos Bondes - Espaço Antônio Callado conta com sala multiuso com capacidade para 400 pessoas, para apresentações de teatro, shows, palestras, workshops e exposições. A área construída é de 3.500 metros quadrados. Além do supermercado, abriga 17 lojas. Também apresenta uma exposição permanente sobre a história do sistema de bondes da cidade.

Antes revitalização o prédio serviu a uma das bases de vistoria do Detran-Niterói. O nome duplo faz referência à história do imóvel e homenageia o escritor niteroiense Antônio Calado.








Tags ,




Fazenda do Engenho do Mato
MEMÓRIA: Inauguração do Instituto de Fomento e Economia Agricola/RJ
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com