Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  IGREJA ANGLICANA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Tombamento Municipal em 30/12/1992
Processo 10/2630/91 - Decreto 6536/92

Rua Otávio Carneiro, 144 - Icaraí

A Igreja Anglicana começou a ser idealizada, em Niterói, em 1914, pelos empregados da Western Telegraphic, da Estrada de Ferro Leopoldina Railway e da Companhia Cantareira (controladas por capitals inglês). Em benefício da idéia, eles promoveram uma quermesse e com o dinheiro arrecadado adquiriram, em 1915, um terreno na atual Rua Andrade Neves. Posteriormente, este terreno foi vendido para compra de um outro em Icaraí. Contudo, a eclosão da I Guerra Mundial impediu que o material importado para a construção do templo chegasse ao Brasil adiando, assim, sua edificação. A inauguração somente ocorreu em 30 de junho de 1922, com a celebração do culto por Salomão Ferraz e do americano John Gay Meen, o qual tornou-se o primeiro pastor da Igreja.

Edificada em centro de terreno, com inspiração no revival inglês, onde o neogótico foi amplamente utilizado, esta igreja possui um caráter predominantemente romântico. Suas fachadas são composições ao gosto rústico inglês, revestidas por pedras não aparelhadas. As janelas, com ogivas em lanceta, são emolduradas por decorativismo sóbrio feito em cimento. A cobertura de telhas francesas tem o ponto de cumeeira muito elevado, criando águas muito inclinadas e, portanto, frontões alteados. É interessante observar alguns contrafortes dispostos ao longo das fachadas.

Apresenta uma planta em cruz, com nave principal e transepto. Sua entrada se faz por um pequeno vestíbulo cuja portada é em arco ogival de tijolos maciços e aparentes. Na nave principal encontram-se, no seu início, uma pia batismal e o púlpito, localizado junto ao arco-cruzeiro. No transepto estão localizados o órgão e o coro. A capela-mor possui um vitral de motivos figurativos estilizados situado atrás do altar. Esta igreja faz parte de uma tipologia de edifícios religiosos protestantes construídos nas três primeiras décadas deste século.

A sua fundação está inserida no processo de influência econômico-cultural inglesa que consolidou-se no século XIX, principalmente, a partir a vinda da Família Real Portuguesa para a colônia, em 1808. A idéia de modernidade tomava conta do imaginário brasileiro, e, nos anos seguintes, foram efetuados, por parte dos poderes público e privado, investimentos em reformas urbanas, através das quais tentava-se fabricar um modo de vida que seguisse os padrões da Inglaterra e de outras nações "civilizadas". .

Os ingleses instalaram-se no Rio de Janeiro, através de companhias como: Western Telegraph, The Leopoldina Railway, Rio de Janeiro Traction, Light and Power, Bank of London, entre outras. Ao lado do trabalho, desenvolveu-se uma teia de empreendimentos de lazer e cultura que buscavam manter a identidade cultural da comunidade anglicana. Foi assim que apareceram, em Niterói, as primeiras instituições: a "Chácara dos Ingleses" - que serviu de alojamento aos funcionários da Western Telegraph e o "Rio Cricket" - clube de inverno da colônia. No verão, o espaço mais freqüentado era o Yacth Clube Sailing; os idosos tinham seu pouso garantido no Niterói Rest Home. E no que diz respeito às crianças e adolescentes, havia a "British Scholl", que imprimia uma rígida educação à maneira inglesa.

A Prefeitura Municipal tombou o imóvel através do decreto nº 6536, de 30 de dezembro de 1992, como marco da presença inglesa na cidade.

Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000.


Fotos recentes de Leo Zulluh






Tags ,




Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com