Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ASPECTOS DA LUTERIA, NA SALA CARLOS COUTO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Sala Carlos Couto reúne três dos melhores Luthiers de Niterói, na exposição "Aspectos da lutheria", que será aberta no dia 11 de junho, às 19 horas. A mostra une três nomes, Ricardo Dias, Jonas Caldas e Já Silva, de três linhas diferentes desta arte que vem da idade média, e que no Brasil tem profissionais respeitados em todo o mundo. Com estes nomes a Sala Carlos Couto mostra ao público diversas facetas desta arte milenar, a lutheria de violinos, de violões e a lutheria de pesquisa, de criação livre.

A exposição permite que o público acompanhe processos de construção de instrumentos musicais diversos. Os luthiers convidados apresentam pontos de vista singulares sobre sua arte, que dialoga o vasto repertório cultural de cada indivíduo com as necessidades de cada elemento sonoro. Uma oportunidade ímpar de prestigiar o encontro de três artistas que se dedicam à delicadeza no conturbado século XXI. A Curadoria é de Teca Nicolau.

Fotos de Alexandre Porto


Jonas Caldas

Jonas começou sua trajetória aos dez anos em uma marcenaria. Aos quinze, iniciou-se na lutheria com o professor Guido Pascolim, enquanto interno da extinta Funabem, especializando-se em viola, violino e violoncelo. Trabalhou com o luthier Joaquim Pinheiro na confecção de instrumentos medievais, renascentistas e barrocos, como viola da gambá, rebeca e saltério.

Em 1994 mudou-se para a Alemanha e no ateliê de Her Hegger, restaurou inúmeros instrumentos. De volta ao Brasil, foi "lapidado" por Sandrino Santoro, com quem aprendeu a arte do contrabaixo e que o concedeu autonomia de exercício profissional. Com uma estética totalmente artesanal, Jonas Caldas ainda hoje se dedica à arte da lutheria.

Ricardo Dias

Ricardo Dias tem formação de violonista clássico. Começou a estudar lutheria em 1985 no atelier de Mario Jorge Passos. Especializou-se em cavaquinhos e violões e tem instrumentos em diversas partes do mundo, como Japão, Estados Unidos, Chile e Suécia. Desenvolve também estudos em ergonomia no instrumento.

Foi criador e professor da extinta Oficina-Escola de Lutheria da Universidade Gama Filho, instituição pioneira no país, e desenvolveu projeto semelhante patrocinado pela Unesco. Atualmente, além de profissional de lutheria, é co-moderador do fórum Violão Erudito, instituição online que agrega violonistas de todo o mundo, e escreve na imprensa especializada.

Também atua frequentemente como jurado em certames de violão clássico espalhados pelo Brasil, além de dar palestras sobre o instrumento.

Já Silva

José Antonio da Silva nasceu em 28 de abril de 1949, paraibano de São Miguel de Taipu. Iniciou-se na arte de talhar madeira - herança de seu avô, construtor de rabecas -, ainda na adolescência, com a construção e a reparação de caixas de ressonância (violões, cavaquinhos e rabecas acústicas, entre outros) ao descobrir que este prazer era tão grande quanto o de tocá-los.

Em 1985, fixou residência em Búzios, encontrando a tranquilidade necessária para criar seus instrumentos e compor suas músicas. O conceito que pauta a sua obra são as "maravilhas", retalhos de madeira que restam da utilização primária principalmente pelas linhas de montagem industriais, o que acaba conferindo riqueza histórica à peça fial.

Com sua Oficina Maravalha, hoje vive exclusivamente como luthier assistido pela sua esposa Teresina e deixando a arte como legado ao seu filho, Terence Antonia da Silva, construtor, reparador e intérprete de cavaquinhos.

Fotos de Alexandre Porto



Exposição "Aspectos da lutheria"
Abertura: 11 de junho às 19h
Visitação: de 12 junho a 17 de julho
Horários: terças a sextas das 10h às 18h, sábados e domingos das 15h às 18h.
Local: Sala Carlos Couto (anexo ao Teatro Municipal de Niterói)
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624
Entrada franca






Tags Ricardo Dias, Ja Silva, Jonas Caldas,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com