Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  OSWALDO MONTENEGRO APRESENTA NOVO CD NO TEATRO MUNICIPAL
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Premiado no cinema e no teatro, Oswaldo Montenegro retorna à estrada com o espetáculo intitulado "De Passagem", nome também do seu novo e elogiado álbum.

Oswaldo Montenegro está de volta ao Teatro Municipal de Niterói e, desta vez, com o novo espetáculo, "De Passagem", nos dias 28 e 29 de junho, sexta e sábado, às 21 h. A produção é da Verastar Criações Artísticas e Culturais, e a direção de produção é assinada por Rita Vilani.

Oswaldo é um artista que combina o velho e o novo. No jeito de tocar suas canções, ele gosta da antiga fórmula de unir apenas voz e violão, mas no jeito de apresentá-las, ele tem usado cada vez mais as modernas possibilidades criadas pela internet. Através do projeto "Canção nua", o cantor posta um vídeo no Youtube às segundas e quintas-feiras, em que revisita algum dos seus sucessos do jeito que eles foram compostos: somente o instrumento acompanhado da voz.

"Acho um tempo fascinante este, em que podemos interagir o tempo todo com o nosso público e criar parcerias inusitadas com ele", afirma o cantor.

Oswaldo investirá no clima intimista que gosta de expor na internet. Empunhando a viola de 12, de 6 e teclado, ele subirá ao palco acompanhado pela flautista Madalena Salles, sua companheira profissional há quase 40 anos. No repertório, as canções do seu novo CD, "De passagem", e antigos sucessos.

"Procuro cantar as músicas que ainda me causam prazer e emoção, uso esse critério na escolha do repertório", explica o compositor.

Além do projeto "Canção nua", recentemente o cantor lançou dois concursos através da internet contemplando suas novas canções. No primeiro, pediu para o público criar clipes para as músicas do seu novo CD; e o segundo, ainda em andamento, é um concurso de uma performance de dança batizado de Prêmio Ana Botafogo, em homenagem à bailarina e amiga de Montenegro. Informações sobre como participar estão no site .

O cantor é só elogios para a cidade: "Eu adoro tocar em teatro e o Teatro Municipal é um dos lugares mais bonitos em que já toquei. Pra mim não existe prazer maior. Ao teatro só vai quem quer realmente ouvir música. Ao contrário dos clubes e grandes eventos, em que a galera vai pra festa, pra balada, pra beber, aproveita e dá uma olhada no cara que está ali cantando. O show vai ser um encontro. Vou conversar com a plateia e o roteiro vai estar aberto. Eu realmente adoro esse tipo de show.".

O disco "De Passagem" já produziu dois sucessos: "A vida quis assim" e "Eu quero ser feliz agora", nas rádios brasileiras e na web, e o novo espetáculo é um mosaico do trabalho de um artista conhecido pela personalidade polêmica e genialidade artística.

Oswaldo Montenegro



Com 31 anos de carreira, Oswaldo Montenegro possui 41 CDs e 5 DVDs gravados (2 CDs de ouro, 1 de platina e um DVD de ouro). Teve composições suas gravadas por grandes nomes como: Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Zizi Possi, Altemar Dutra, Glória Pires, Lucinha Lins, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Alceu Valença, Mariana Rios, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Jorge Vercilo, Belchior, Geraldo Azevedo, Sandra de Sá, Gonzaguinha, Sivuca, Marília Pera, entre muitos outros.

Oswaldo é autor de diversas trilhas para teatro, cinema e televisão e de de muitos roteiros e trilhas para Balé.

Como cantor, em 1979 conquistou o 3º lugar no festival da extinta TV Tupi, com a canção "Bandolins". No ano seguinte venceu o festival da Globo MPB 80, com "Agonia", de Mongol e recebeu o prêmio de melhor intérprete. Em 2005 recebeu o Prêmio Austregésilo de Athaíde, na categoria de melhor cantor.

Como escritor, em 1994, Oswaldo lançou seu primeiro livro "O Vale Encantado", um livro infantil, indicado pelo Ministério da Educação para ser adotado nas escolas de 1º grau. O vídeo homônimo é gravado e lançado em 1997, com a participação de Zico, Roberto Menescal e Luísa Parente.

"Além da multiplicidade de estilos, do xaxado ao blues, balada, baião, canção, ele conjuga ceticismo, rebeldia e dialética nas letras, suas (na maioria) e de outros autores", diz o crítico Tárik de Souza, endossando o reconhecido talento de Oswaldo.

"Coloco-me na categoria de trovador: um músico que anda por aí contando as coisas que viu ou que viveu. Acho uma profissão respeitável, tenho orgulho dela, mas, acima de tudo, me considero um sortudo por trabalhar no que gosto. Nada mais do que isso. A fama é um falso valor da nossa época. Achar que ela traz alegria é uma doença. A única coisa que traz felicidade é afeto e grana pra comer, morar e ter saúde. Além disso, a fama não confere valor a nada. Existe muita gente incrível que não é conhecida e muito débil mental conhecidérrimo", diz Oswaldo.

"Oswaldo Montenegro criou um estilo próprio, sem dar bola para bossa nova, tropicália...Essa independência incomodou. Ele ganhou todos os festivais, vendeu milhões de discos, produziu musicais recordistas de público e lota o Canecão até hoje, independente da mídia", eleogia Roberto Menescal, seu parceiro no programa "Letras Brasileiras" do Canal Brasil.

Serviço

Oswaldo Montenegro "De Passagem"
Dias 28 e 29 de junho - sexta e sábado - 21h
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35 • Centro• Tel: (21) 2620-1624.

Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Classificação etária: Livre

Para ingressos antecipados, a bilheteria abrirá de terça a sexta, das 10h às 18h. Pagamento somente em dinheiro.
Vendas on-line: www.ingresso.com.
O Municipal abre suas portas 30 minutos antes dos espetáculos e tem acesso para portadores de necessidades especiais.

Com informações de Daniela Schmid, para O Globo Niterói






Tags Oswaldo Montenegro,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Orquestra da Grota de volta ao palco do Theatro Municipal
Live de Marcelo Caldi nas redes do Theatro Municipal
"Elas também...só pensam naquilo" entra em cartaz no Theatro Municipal


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com