Prefeito
Axel Grael

Vice-prefeito
Paulo Bagueira

Secretário Municipal das Culturas
Alexandre Santini

Subsecretário Municipal das Culturas
Joanna Prado

Subsecretária Municipal de Planejamento Cultural
Natália Cindra

Presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN)
Fernando Brandão

Superintendente Administrativo da FAN
Rubens Branquinho

Superintendente do SIMFIC
Renato Almada


PORTAL CULTURA NITERÓI

Diretor de Comunicação da FAN
Renato Lima

Curadoria e Design
Alexandre Porto

Programação
Lucas Pimenta


A FAN

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) é uma instituição vinculada à Secretaria Municipal das Culturas, que tem a finalidade de estimular e promover manifestações de caráter artístico e cultural de interesse do município de Niterói.

A história de sua fundação remonta ao ano de 1967, quando foi criado, pelo decreto nº 1652/67, o INDC (Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural). Ali foi estabelecido que os esforços do Instituto seriam direcionados ao incentivo de programas e projetos para o desenvolvimento e aprimoramento das artes, visando maior participação do público e da classe artística na produção e divulgação das artes em Niterói.

Desde 1967, algumas mudanças e reestruturações foram realizadas. Em 1977 passou a chamar-se FAC (Fundação de Atividades Culturais). Em 1987, FUNIARTE (Fundação Niteroiense de Arte) e, finalmente, em 1997, FAN. No entanto, os objetivos iniciais, em linhas gerais, foram mantidos.

Para atingir esses objetivos, a FAN dispõe de unidades em diversos pontos do município, gerenciadas a partir de sua sede, localizada na Rua Presidente Pedreira, 98, no bairro do Ingá. A sede dispõe de estrutura administrativa, organizada por departamentos, tais como o Departamento de Apoio Administrativo, Departamento de Pessoal, Departamento Administrativo de Serviços de Manutenção e Zeladoria e Departamento Jurídico, o que garante a tranqüilidade necessária para que as Coordenadorias e Unidades possam atuar com maior liberdade e suporte operacional. Entre as Coordenadorias lotadas na sede temos a de Comunicação Social, a de Produção Cultural, a da Niterói Discos, a da Niterói Livros, a de Projetos Especiais e a de Cultura e Territórios.

São Unidades da FAN o Theatro Municipal João Caetano, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Popular, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Igreja de São Lourenço dos Índios, a Sala José Cândido de Carvalho (na sede da Fundação), a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos, a Biblioteca Parque de Niterói, o Museu Janete Costa e o Solar do Jambeiro, onde se situa a Coordenação de Documentação e Pesquisa.


Galeria de Presidentes da FAN


SECRETARIA DAS CULTURAS E FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI

Rua Pres. Pedreira, 98 - Ingá - 24210-470, Niterói - RJ - 21 2719-9639 - E-mails: sculturaniteroi@gmail.com (Secret) e presidencia@culturaniteroi.com.br (FAN)








Publicado em 12/11/2013
Lançado edital de R$ 3 milhões para incentivo à cultura Até 26 de Agosto
Fórum Estadual de Secretários de Cultura elege Alexandre Santini Leia mais ...
Projeto 'Música e Patrimônio' movimenta prédios históricos restaurados Leia mais ...
Niterói anuncia Encontro com a Espanha em 2006 Leia mais ...
Niterói promove em 2006 'Encontro com Espanha' Leia mais ...