Tombamento estadual em 26/09/1978
Processo INEPAC - E-03/16.511/78

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8429 - Itaipu

A Igreja de São Sebastião de Itaipu é um importante exemplar arquitetônico com notável implantação no terreno, onde, do alto de um promontório descortina-se uma ampla visão da praia de Itaipu.

Sua história remonta a meados do século XVII, quando a freguesia de São Sebastião de Itaipu possuía quatro engenhos e seus habitantes eram lavradores de farinha, de açúcar e pescadores. Percorrendo a imensa região pela qual eram responsáveis, os padres Antônio Loureiro, Manuel de Araújo e José de Castro criaram várias freguesias e trataram de incentivar a construção de capelas, inclusive a de São Sebastião.

Em 1721, a igreja foi elevada à condição de paróquia independente e, por alvará de 12 de janeiro de 1755, foi criada a freguesia de São Sebastião de Itaipu. Por volta de 1833, a matriz estava quase em ruínas, precisando de reconstrução e conserto. O futuro Visconde de Uruguai, na Presidência da Província tomou as providências para a recuperação da igreja. Em 31 de janeiro de 1844 as obras estavam quase finalizadas.

Em 1898, uma nova intervenção foi efetuada e a própria comunidade restaurou o templo para a festa do padroeiro. Dez anos mais tarde, a paróquia foi extinta e transferida para Jurujuba, ficando o prédio abandonado por completo, durante muitos anos.

A edificação original, de nave única, recebeu durante o século XIX elementos neoclássicos. Sua fachada simétrica, de feição sóbria, é formada por um corpo principal cuja portada é encimada por três janelas do coro; apresenta um frontão com entablamento reto, um pequeno óculo e tímidas volutas. As duas torres sineiras laterais com seteiras são arrematadas por cúpulas em meia laranja. O retábulo-mor, de linhas neoclássicas, é todo em madeira.

Em 1977, com a chegada de um novo pároco, a igreja foi reativada sendo restaurada nos anos 80, sob orientação do Impac.

Tendo em vista os valores afetivo e histórico adquiridos pela Igreja de São Sebastião, o Instituto Estadual de patrimônio Cultural - INEPAC - tombou este templo, em 26 de setembro de 1978, através do processo E-03/16.511/78


Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000.


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...