Um dos maiores pintores paisagistas do Brasil, Antônio Diogo da Silva Parreiras nasceu em São Domingos, Niterói, em 1860. Participou do Grupo Grimm - marco histórico do surgimento do paisagismo brasileiro no século XIX e precursor do primeiro movimento ecológico no Brasil. Antônio Parreiras foi merecedor de muitas medalhas. Trabalhou intensamente por 25 anos; seus temas preferidos eram ecologia, paisagismo, animais, nus e temas históricos. Faleceu em 12 de outubro de 1937.

Construída em 1893 para residência de Parreiras, com o projeto do arquiteto Ramos Azevedo, a casa possui um pavimento sobre porão habitável e faz testada com a rua, mantendo um afastamento lateral por onde se chega à entrada principal. Da entrada lateral, pode-se ver o parque arborizado de quatro mil metros quadrados, desenhado e plantado pelo pintor. A fachada principal, de composição simétrica, possui janelas retangulares, duas delas encimadas por sobrevergas de arco abatido e outras duas por arcos plenos; ainda encontramos ali um relevo com a efígie de Raphael Sanzio, pintor renascentista do século XVI.

Sua entrada lateral se faz através de um pórtico ornamentado por frontão em arco. De caráter romântico, o jardim apresenta elementos paisagísticos pitorescos, de influência inglesa, como uma ponte de cimento imitando galhos de madeira, pequena e bucólica, a qual liga a casa a um recanto onde o artista gostava de ficar. A partir daí, segue-se um caminho sinuoso, subindo por entre árvores até chegar ao atelier do pintor, projetado especialmente para esse fim, com pé direito duplo e janelas no alto para iluminação.

Em 1941, por ato do governo do Estado, a residência do artista foi transformada em museu, sendo o primeiro museu brasileiro dedicado a um único artista. A casa abriga, ainda, duas salas de exposições temporárias, tendo como tema a paisagem. O museu possui cerca de 300 obras do artista e mais de 500 obras que reúnem pintura brasileira dos séculos XIX e XX , pinturas e desenhos estrangeiros do século XVI ao XX.

Tombamento federal

Tendo em vista a relevância de Antônio Parreiras como um dos mais representativos pintores de seu período, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou a propriedade, situada à Rua Tiradentes, 47, Ingá, incluindo a área arborizada, através do processo nº 728-T, inscrição nº 397, folha 64, do Livro Histórico , em 27 de abril de 1967.

1923: restauro e requalificação

A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) informa que as obras de restauro e requalificação do MAP foram divididas em duas etapas, das quais uma foi iniciada em 25 de julho de 2022, com o objetivo de viabilizar a sua reabertura parcial, a partir da residência na parte baixa do terreno e a construção de anexo e a parte dos jardins históricos em seu entorno.

Na segunda etapa, inicia-se o restauro dos prédios denominados 'Atelier' e 'Villa Olga' e as demais áreas de jardim, na parte alta. O espaço cultural, que ficou fechado por mais de uma década, ainda finaliza alguns trâmites burocráticos, junto ao INEPAC, para o restauro ser finalizado. A obra tem custo de R$ 2,5 milhões.


Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela FAN/Niterói Livros em 2000.











Publicado em 25/09/2016

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...