Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PROJETOS ESPECIAS V - REPETIR, REPETIR, REPETIR
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Museu de Arte Contemporânea recebe de 25 de junho a 28 de agosto de 2005, a exposição "Repetir, Repetir, Repetir", parte dos "Projetos Especiais V".

A instalação "Repetir, Repetir, Repetir", do artista e curador josé Paulo, tem uma abrangência que ultrapassa as discussões formais de rupturas do moderno e pós moderno, pois nos confronta com os dilemas éticos das pesquisas genéticas, da busca pelo domínio da repetição/reprodução mecênica da própria vida em clones, ao mesmo tempo que nos demanda um desacelerar, caminhar e pensar: Por que repetir? Para o filosofo Alain Badiou "O nosso mundo está marcado pela sua velocidade, a velocidade das mudanças históricas; a velocidade das mudanças técnicas; a velocidade da comunicação; das transmissões; e até mesmo a velocidade com a qual cada ser humano estabelece relações uns com os outros". Precisamos de pontos de interrupções desses processos em alta velocidade, tão incoerentes com a natureza humana.

A instalação de José Paulo se apropria de todo o espaço da Varanda para desacelerar esse sujeito objeto de repetição, dentro de um percurso de signos e estruturas com tijolos e ovos de barro que o confrontem com o seu estado de acomodação natural ou repetição sem diferenciação. O sentido do conjunto de peças é muito maior do que o de cada peça individualmente.

Ao visitante, cabe a invocação pela experiência de um toco que é, em sí, um acontecimento irrepetível no tempo e espaço, diferenciador de cada indivíduo, que, para ser revelado, exige sua participação com (e em) todos os sentidos, do corpo pensante ao caminhante, em que até o respirar é promovido à categoria de atenção em comunhão com as forças vitais do mundo.

José Paulo Oliveira nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 1962. Graduou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1987. Dentre as linguagens que utiliza, contam-se a pintura, o desenho, a construção de objetos e esculturas em grandes formatos, além da aproximação com a fotografia e vídeo, que se insinuam em seu trabalho como articuladores nos processos de criação, contudo ganham autonomia e se materializam como linguagens e poéticas autônomas, sobretudo em seu percurso poético nos últimos anos.


Serviço:

"Repetir, Repetir, Repetir", de José Paulo
Curadoria: José Paulo
Local: Varanda
Abertura: 25 de junho de 2005
Visitação: 25 de junho a 28 de agosto de 2005

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481






Tags Projetos especias V - Repetir, Repetir, Repetir,




IPHAN anuncia conclusão do processo de tombamento do MAC
"Um Autorretrato Cubano" é a primeira exposição virtual do Mac Niterói
Yuli Yamagata abre exposição inteira feita especialmente para o MAC
Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade
História da Unidos do Viradouro é contada em exposição no MAC Niterói


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com