Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  O TEMPO-MATÉRIA NO MAC NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Cinco artistas contemporâneos expõem, a partir do próximo dia 20 de março, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, instalações com uma única proposta: refletir, sob diferentes visões, a questão do tempo e sua relação com a arte. Foram escolhidos pelo curador e pesquisador do programa de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Luiz Cláudio da Costa exatamente por já virem pesquisando a questão, que é o tema central do projeto do próprio Costa.

"Minha ideia é discutir o tempo na obra de arte, visando tanto o processo quanto seus resultados", afirma Costa, contemplado pelo edital Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado, de 2008, com projeto do mesmo tema da exposição: Tempo como matéria.

São 5 instalações inéditas, dos artistas André Parente, Leila Danziger, Lívia Flores, Malu Fatorelli e Ricardo Basbaum, com curadoria de Luís Cláudio da Costa. Os trabalhos apresentados envolvem diversos materiais e procedimentos, sempre com a utilização do vídeo como elemento de ligação entre as poéticas dos artistas e o espaço museológico.

Cada artista procurou elaborar “imagens do tempo”, articulando a imaterialidade dos processos temporais com a espessura e materialidade do espaço físico e arquitetônico, construindo um encontro direto com o espectador-visitante, em sua sensorialidade e corporalidade, no aqui e agora do espaço expositivo.

Nas palavras do curador Luís Cláudio da Costa, em tempo-matéria "Os trabalhos não privilegiam qualquer suporte". Ainda assim, "o vídeo revela-se elemento-chave na lógica das intensidades poéticas. Ele enxerga o banal; expõe seus meandros; encontra suas sinuosidades. Registrando, desdobrando, arquivando, o vídeo produz visibilidades de uma temporalidade que resiste. O tempo nesses trabalhos é memória e, simultaneamente, antecipa uma vida por vir. São construções plásticas que articulam espaços fronteiriços e nos oferecem a virtualidade de experiências comuns: a leitura de um jornal, a vivência de uma paisagem, a deferência de uma arquitetura.”

Ainda segundo o curador, na exposição tempo-matéria, os artistas "realizam imagens do tempo em processos artísticos que animam o diálogo entre materialidade e desmaterialização. Paisagens. Dispositivos. Palavras. A materialidade pronuncia seus afetos imateriais em conceitos plásticos heterogêneos. A apropriação gera deslocamentos; a repetição inventa fronteiras. Processando o comum, a obra manifesta-se em múltiplos singulares: movimentos intensos do mundo."

A exposição tempo-matéria se destaca como um dos resultados do projeto de pesquisa 'O tempo como matéria', em torno das relações entre imagem, tempo e arte contemporânea. A pesquisa foi apresentada por Luiz Cláudio da Costa, em conjunto com os cinco artistas, ao Edital de “Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro”, da FAPERJ (2008). Assim, este evento se caracteriza por tornar efetiva uma importante articulação entre o circuito de arte contemporânea e a universidade: tanto os artistas como o curador são pesquisadores do Instituto de Artes da UERJ e da Escola de Comunicação da UFRJ, onde desenvolvem atividades de ensino e pesquisa.

Tempo-matéria tem o mérito de se apresentar ao mesmo tempo como exposição e projeto de pesquisa, movendo-se simultaneamente em duas direções: ao mesmo tempo que traz a pesquisa acadêmica para o espaço público do museu, também reintroduz na universidade o experimentalismo próprio das atividades da arte contemporânea.


SERVIÇO

Exposição: tempo-matéria
Curadoria: Luiz Cláudio da Costa
Visitação: de 21 de março a 9 de maio de 2010, de terça a domingo de 10hs às 18hs

Local: MAC-Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº
Tel: (21) 2620-2400






Tags Luiz Cláudio da Costa, André Parente, Leila Danziger, Lívia Flores, Malu Fatorelli, Ricardo Basbaum,




IPHAN anuncia conclusão do processo de tombamento do MAC
"Um Autorretrato Cubano" é a primeira exposição virtual do Mac Niterói
Yuli Yamagata abre exposição inteira feita especialmente para o MAC
Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade
História da Unidos do Viradouro é contada em exposição no MAC Niterói


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com