Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ALEX MARTINHO (1994)
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Guitarrista, Alex Moura Martinho nasceu em Niterói a 07 de julho de 1971. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, estudou, também, teoria e harmonia na Rio Música, e guitarra no Musicians Institute (GIT), em Los Angeles, Estados Unidos, onde se graduou com "honors" em 1992. Lá, começou seu trabalho instrumental .

De volta a Niterói, gravou, pelo Selo Niterói Discos em 1994, um CD bastante elogiado pela crítica em geral: "Alex Martinho", indicado para o Prêmio Sharp de Música.


Sobre este CD, a revista "Rock Brigage" escreveu em 1995:

    "Na explosão do rock pesado no Brasil, infelizmente, o estilo instrumental ainda é pouco entendido. Mas se é por falta de músicos, não há mais preocupações. Após tantas feras americanas e européias assolarem o Brasil, é hora de abrirmos os olhos para o carioca Alex Martinho, uma das maiores promessas da guitarra nacional. Num projeto apoiado pela prefeitura de Niterói (selo Niterói Discos), o guitarrista lançou ano passado seu primeiro CD, auto-intitulado. Numa viagem musical de 11 músicas com vastas influências de hard rock, clássico, jazz e progressivo, Martinho não só surpreende pela técnica e sentimento, como também pelo trabalho de vanguarda no Brasil. "

    "A guitarra é meu meio de comunicação com as pessoas", diz ele sobre seu espírito de músico. "Eu posso falar, tocar e escrever para me expressar. Ao vivo ou em estúdio, procuro entregar meus sentimentos com minha guitarra."

    O trabalho de guitarras, baixos, baterias, teclados, flautas e gaitas permite que o CD de Martinho agrade não só rockeiros mais exigentes, como também músicos de outros estilos. Segundo o guitarrista, a complexa instrumenta do álbum fora moldada nos dias em que esteve nos Estados Unidos. A dificuldade para encontrar vocalistas e o gosto pela expressão da guitarra fizeram ele se estabilizar como músico instrumental.

    Influenciado por bandas antigas como Pink Floyd, Yes e Queen, e músicos contemporâneos como Eddie Van Halen, Steve Vai e Joe Satriani, Martinho procura apagar o estigma que guitarrista instrumental brasileiro é produto do exterior. "Não me guio por apenas uma influência quando componho", diz ele. "Assimilo um pouco de tudo, como flamenco, hard rock e jazz. Por ser um trabalho instrumental, pode haver coisas que lembrem outros guitarristas. Se fosse por cópia, o blues é um estilo do século passado e até hoje as pessoas o tocam igual. Algumas pessoas não entendem que é difícil fazer um álbum instrumental totalmente diferenciado. Jazz, blues e reggae sempre têm os mesmos estilos e compassos. Fico meio chateado quando me comparam a outros guitarristas. Essas pessoas não entenderam minha proposta ou escutaram meu álbum com má vontade."

    No momento, além de divulgar o CD, o guitarrista procura uma gravadora para lançar seus próximos trabalhos. Alex Martinho, naturalmente, pode vir a estabelecer a música instrumental como um mercado viável no Brasil.


    Leia mais em:

    Saiba mais sobre Alex Martinho
    Selo Niterói Discos aposta no instrumental


    Matéria do Globo em maio de 1995. Clique para ampliar






Ficha Técnica:

Gravado e mixado no Estúdio Soundtrack, RJ
Alex Martinho - Guitarras e violões
Fabio Lessa - Baixo
Rodrigo Martinho - Bateria e Percussão

Produtor: Francisco Aguiar
Técnico de Gravação: Beto Pimentel
Masterização: Pró-Master Digital Mastering

Ficha Institucional:

Prefeito de Niterói: Jorge Roberto da Silveira
Presidente da Fundação de Arte de Niterói: Luiz Antonio Mello
Coordenador da Niterói Discos: Paulo Renato Rocha






Tags Alex Martinho,




De olho nas plataformas digitais, a Niterói Discos pede passagem
Niterói Usina Musical apresenta Tuca Marques e Vinicius Figueiredo
Niterói Discos lança novos CDs em seus 21 anos
Gustavo Stephan lança "Catavento", seu primeiro CD infantil
O Palco Niterói Discos apresenta Francisco Falcon


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com