Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA DE TROMBONES, DE VICENTE DE MELLO, ILUMINA O SALÃO DO MAC
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A exposição "Orquestra de Trombones" poderá ser conferida, a partir do dia 01 de novembro de 2010, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Vicente de Mello tece uma analogia visual entre fotografia e hipermetropia – a imagem compactada, se solta quando observada de perto, os pontos da retícula do offset transpõe a investigação poética.

A partir de uma imagem, Trombone Cósmico, da serie Galáctica, duplicada, invertida, desdobrada, uma nova imagem se fez, como se de um só instrumento, o trombone, uma orquestra se criasse para dominar o espaço, não com som direto, mas com luz em expansão.

Em Trombone Cósmico, é reapresenta a idéia do buraco negro, que suga todas as partículas que se aproximam de sua entrada em forma de funil. Com a fusão da mesma imagem, rebatida, uma de frente para outra, surge o Duo de trombones, com o efeito óptico de uma grande massa de som branca que se forma pelo choque, como se os sons se encontrassem e um pressionasse o outro criando uma luz (energia). A imagem agora não transmite a idéia de sugar, mas de propagar uma grande massa.

Este díptico impresso em offset e apresentado em forma de outdoor, duplicado diversas vezes, forma a Orquestra de trombones, uma desarmonia sonora em universo concretista.

As cinco paredes do salão principal do MAC Niterói serão revestidas com a Orquestra de Trombones, uma expectativa de unir fotografia com música, assim como a primeira instalação do artista que referencia a este binômio. Em Pli Selon Pli, apresentado no MAM-SP em 2010, postes fotografados de diversas maneiras contra o céu branco e aplicados como outdoor, criavam uma falsa partitura na parede, como se das imagens fosse possível ler notas musicais.

O salão principal do MAC-Niterói, por sua dimensão vai ao mesmo tempo acolher e vibrar o olhar do expectador. O ambiente com colunas verticais de “luz gasosa”, com forma similar a Coluna sem fim do artista romeno, Constantin Brancusi, infinitamente o som visual se reverbera.

Para a instalação inédita, Orquestra de trombones, uma trilha foi criada para “preencher” os espaços do salão, é a experiência de dois trombones tocando um de frente para o outro, uma só nota, um mono tom.





SERVIÇO

Exposição "Orquestra de Trombones" de Vicente de Mello – MAC
Data: 01 a 28 de novembro de 2010
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Valor: R$ 5,00 - Quarta-feira a entrada é franca
A bilheteria fecha 15 minutos antes

Local: Salão do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Icaraí.
2620-2400 • Fax: (21) 2620-2481






Tags Vicente de Mello,




Coletivo Entreartes abre a exposição "Ressurgência", no MAC Niterói
IPHAN anuncia conclusão do processo de tombamento do MAC
"Um Autorretrato Cubano" é a primeira exposição virtual do Mac Niterói
Yuli Yamagata abre exposição inteira feita especialmente para o MAC
Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com