A Fundação de Arte de Niterói lançou, em cerimônia realizada na quarta-feira, 16 de fevereiro, no auditório do Caminho Niemeyer, o EP Digital dos sambas-enredo para o Carnaval de 2022 das escolas de samba do grupo principal de Niterói, com as participações da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit) e da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), além de autoridades ligadas ao tema. Foi o primeiro lançamento do ano, com o apoio do selo Niterói Discos.

Ouça o EP no site da Niterói Discos

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, ressaltou a importância da cultura popular do samba “movimentos como esse trazem as lembranças do passado em nossa cidade. Quando tinha acabado o Carnaval e, logo que entramos no primeiro mandato de vereador, viemos na busca de resgatar os desfiles das escolas e blocos carnavalescos. Foi água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, mas conseguimos. Agora, nesse momento da pandemia, tivemos que parar novamente, mas a retomada nos deixa muito feliz. Tanto a Liga das Escolas quanto a União das Escolas de Samba estão caminhando juntos, em defesa do samba, das escolas, do Carnaval e da cultura popular.

Em breve, teremos em nossa cidade um grande Centro Cultural Popular do Samba, onde vão ter os barracões. Se no Rio temos a Cidade do Samba, aqui vamos trazer o carnaval da cidade para o Caminho Niemeyer, numa demonstração de preocupação, cuidado, carinho e reconhecimento do nosso samba. Gostaria de agradecer ao companheiro Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói, que não mediu esforços e prontamente nos atendeu, quando estivemos lá, junto ao vereador Jonathan Anjos, para apresentar o projeto. O jovem vereador já tinha suas relações com o samba, através da escola Sabiá, e sempre defendeu a cultura do samba”.

É válido ressaltar que Niterói é a primeira cidade do estado a anunciar o adiamento do Carnaval, que será em abril, devido à ômicron.

Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas, destacou a importância das políticas públicas, que reforçam a cultura cada vez mais. “Parabenizo a Niterói Discos, a Fundação de Arte de Niterói pela iniciativa que nos orgulha muito. A Secretaria das Culturas também fez a sua parte, dentro do possível, por meio do lançamento, no ano passado, do edital ‘Cultura e Território’, onde teve, pela primeira vez, na história de Niterói, uma linha específica para Carnaval aqui na cidade. Parabéns a todas e todos pela construção antiga, tradicional e poderosa do Carnaval de Niterói”.

Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói, destacou a importância da data para Niterói. “O dia foi muito especial, com a audição das dez escolas do grupo especial de Niterói, um momento muito importante da retomada da cultura. Primeiro trabalho da Niterói Discos em 22, mas muitos outros virão. Estamos fazendo história. Agradeço uma pessoa muito especial, pois se não fosse ele, não estaríamos aqui agora, lançando este trabalho tão importante, que é o nosso vice-prefeito Paulo Bagueira, um homem muito dedicado ao samba, a todo esse movimento popular e cultural. Ele faz uma comemoração todo ano, homenageando os sambistas, o samba da cidade, e, com muito orgulho, a Niterói Discos entrou neste projeto. Também o verador Jonathan Anjos, outro batalhador, que conheci quando ele era o presidente da escola de samba Sabiá. Muito obrigado, ainda, ao Prefeito Axel Grael por todo incentivo que nos dá”.

Participam do EP: G.R.E.S Sabiá, G.R.E.S Alegria da Zona Norte, G.R.E.S Mocidade Independente de Icaraí, G.R.E.S Magnólia Brasil, G.R.E.S Experimenta da Ilha da Conceição, G.R.E.S Folia do Viradouro, G.R.E.S Unidos da Região Oceânica, G.R.E.S Souza Soares, G.R.E.S Sacramento e G.R.E.S Combinados do Amor.

“É um prazer enorme participar com o selo Niterói Discos desta retomada do Carnaval de Niterói. Começamos com o pé direito lançando o primeiro disco digital com dez sambas- enredo das escolas da nossa cidade. A qualidade ficou ótima e vamos disponibilizar em nossas redes e as escolas irão distribuir nas plataformas. Ainda vamos criar os clipes e lançar antes do carnaval com o QR Code e um encarte para as pessoas já entrarem direto nas plataformas”, apontou Tavinho Torreão, Diretor da Niterói Discos.








Publicado em 17/02/2022