O Espaço Cultural Sala Carlos Couto recebe, no dia 05 de julho, terça-feira, às 18h, a noite de autógrafos do livro “O ano do cão”, da escritora Patrícia Porto.

Dividido em três ciclos (Ciclo de Salò, Ciclo de Sísifo e Ciclo de Safo), “O ano do cão” é escrito, muitas vezes, de forma tensa e dolorida, mas também libertadora. Como se a autora abandonasse o método do livro acadêmico e a disciplina para simbolizar, com a poética da sua memória, a estreiteza de horizontes do Brasil dos anos 70, retomada numa nova estreitura: a do ano do cão. Vários poemas dialogam com as duas épocas, mesmo que a Patricia não diga isso textualmente.

É uma obra política. Tanto na visão de uma criança que nada sabia de ditadura, mas muito conhecia de autoritarismo, ora na visão de uma mulher que não escolheu lutar, mas foi lançada ao campo de guerra. Também é uma obra de formação. Tanto quanto a percepção de que o futuro é só um paliativo na visão dessa nova mulher, madura e vivendo outras violências do cotidiano.

A memória estabiliza a obra de Patrícia Porto, que é tratada a partir de ângulos diferentes e até opostos. Há, por exemplo, o acadêmico, trazido no livro Narrativas Memorialísticas - por Uma Arte Docente na Escolarização da Literatura (Ed. CRV, 2010), escrito a partir da tese finalista do prêmio CAPES. Há, ainda, o ângulo narrativo apresentado nos contos de A Memória é um Peixe Fora D’Água (Ed. Penalux, 2018). E agora, fechando um círculo, o ângulo poético, trabalhado na trilogia composta pelos livros Cabeça de Antígona (Ed. Reformatório, 2017), Casa de boneca para elefantes (Ed. Penalux, 2019, semifinalista do prêmio Oceanos) e O ano do Cão (Ed. Penalux, 2021).

Sobre Patricia Porto

Poeta maranhense, Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Educação, Linguista e especialista em Alfabetização, publicou vários artigos, como a obra acadêmica "Narrativas memorialísticas: por uma arte docente na escolarização da literatura”, o livro de contos: “A memória é um peixe fora d’água” e os livros de poesia "Sobre pétalas e preces", "Diário de viagem para espantalhos e andarilhos", “Cabeça de Antígona”, “Casa de boneca para elefantes” e o “O ano do cão”. Participou, ainda, de coletâneas literárias no Brasil e no exterior.

Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro.


Serviço

Noite de Autógrafos "O ano do cão"
Data: Terça-feira, 05 de julho de 2022
Horário: 18h
Classificação etária: livre
Entrada Gratuita

Local: Espaço Cultural Sala Carlos Couto – anexo Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 3628-6908








Publicado em 04/07/2022

Magno Mesquita apresenta 'Metaismorfose' na Sala Carlos Couto Leia mais ..
Livro de Pedro Henrique Matos será lançado na Sala Carlos Couto Leia mais ...