A Superintendência do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura prorrogou o prazo de entrega das Declarações de Intenção (DI) para o dia 18 de junho. A DI é o documento pelo qual o incentivador, seja pessoa física ou jurídica, manifesta seu interesse em transferir recursos para determinado projeto cultural.

Até o momento foram entregues DIs de 21 projetos, no valor equivalente a 1,6 milhão de reais. “Se considerarmos que esse é o primeiro ano da lei, e compararmos com os dados de outras cidades, podemos dizer que tivemos um engajamento bastante satisfatório por parte dos proponentes e incentivadores dentro desse curto prazo. O Conselho de Políticas Culturais também se mostrou bastante atuante na sensibilização do empresariado. Porém, por se tratar de um processo novo para a cidade, julgamos que podemos contar com uma participação ainda maior da população e das empresas do município”, afirma o Superintendente Victor De Wolf.

Durante aproximadamente um mês de captação autorizada, o munícipio superou o resultado do primeiro ano de captação da Lei de Incentivo da cidade do Rio de Janeiro* e pode viabilizar um número maior de projetos do que no primeiro ano de execução da Lei Marcos Mendonça no Município de São Paulo**.

Na avaliação de Wolf: “em outros municípios podemos observar um salto nos valores captados a partir dos primeiros anos da adoção da Lei de Incentivo. Em pouco tempo, Niterói demonstrou que a lei já pegou. O que queremos agora é, já em seu primeiro ano, potencializar seus resultados no sentido de promover transformação cultual, social e econômica de fato na cidade”.

Passo a Passo:
Para incentivar projetos culturais aprovados no edital 005/2017, os interessados devem entrar em contato com os proponentes, ou seja, com os responsáveis pelos projetos culturais e preencher junto com eles a Declaração de Intenção a ser entregue na Superintendência do SIMFIC (Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá) até as 17h do dia 18 de Junho. Há uma lista com todos os projetos aprovados no site www.culturaniteroi.com.br/simfic

Para mais informações, ligar para o número 2719 9639, ramal 224.

Fontes:
*http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/6897148/4187220/CartilhaISS.pdf

** http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-37-num-4-ano-1997-nid-45704/






Publicado em 0000-00-00
Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC