Solar do Jambeiro recebe, hoje à noite, o grupo Longa Florata com seu repertório baseado em obras da Idade Media e do Renascimento

Espaços culturais tombados por seu valor histórico e artístico servem de palco para a música erudita. Essa é a proposta do projeto "Música e Patrimônio", que volta nesta quinta-feira, 08 de maio de 2003, com força total ao Solar do Jambeiro.

A partir das 19h30min, o grupo Longa Florata se apresenta no lugar. Criado em 1995 com o intuito de divulgar a música da Idade Média e do Renascimento, o grupo é formado por músicos com larga experiência neste tipo de repertório e especializados nos instrumentos desses importantes períodos da história.

Os instrumentos utilizados por Lenora Pinto Mendes (vieles de arco, roda e flautas), Márcio Paes Selles (barítono e flautas), Sonia Leal Wegenast (soprano, harpa e percussão) e pelo músico convidado Alain Pierre (alaúdes) são todos réplicas, construídos com base em plantas e iconografias da época.

Desde a sua formação, o Longa Florata tem se apresentado em importantes séries de concertos e festivais dedicados à música antiga. Em 1999, o grupo lançou seu primeiro CD com músicas medievais do Caminho para Santiago de Compostela. Em 2001, apresentou seu segundo disco, desta vez com músicas sefaradistas.

Além do Solar do Jambeiro, o projeto Música e Patrimônio escolheu a Igreja de São Lourenço dos Índios e a Igrejinha de São Francisco Xavier do Outeiro para mostrar os talentos da cidade. São três belíssimos prédios restaurados e preservados, que além de possuírem a acústica perfeita têm como cenário a Baia de Guanabara, no caso das duas igrejas, e a arquitetura do século XIX arrematada por exemplos únicos só existentes no Solar do Jambeiro.

O endereço do Solar do Jambeiro é Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 2620-1097.





Publicado em 26/07/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho