Solar do Jambeiro recebe, hoje à noite, o grupo Longa Florata com seu repertório baseado em obras da Idade Media e do Renascimento

Espaços culturais tombados por seu valor histórico e artístico servem de palco para a música erudita. Essa é a proposta do projeto "Música e Patrimônio", que volta nesta quinta-feira, 08 de maio de 2003, com força total ao Solar do Jambeiro.

A partir das 19h30min, o grupo Longa Florata se apresenta no lugar. Criado em 1995 com o intuito de divulgar a música da Idade Média e do Renascimento, o grupo é formado por músicos com larga experiência neste tipo de repertório e especializados nos instrumentos desses importantes períodos da história.

Os instrumentos utilizados por Lenora Pinto Mendes (vieles de arco, roda e flautas), Márcio Paes Selles (barítono e flautas), Sonia Leal Wegenast (soprano, harpa e percussão) e pelo músico convidado Alain Pierre (alaúdes) são todos réplicas, construídos com base em plantas e iconografias da época.

Desde a sua formação, o Longa Florata tem se apresentado em importantes séries de concertos e festivais dedicados à música antiga. Em 1999, o grupo lançou seu primeiro CD com músicas medievais do Caminho para Santiago de Compostela. Em 2001, apresentou seu segundo disco, desta vez com músicas sefaradistas.

Além do Solar do Jambeiro, o projeto Música e Patrimônio escolheu a Igreja de São Lourenço dos Índios e a Igrejinha de São Francisco Xavier do Outeiro para mostrar os talentos da cidade. São três belíssimos prédios restaurados e preservados, que além de possuírem a acústica perfeita têm como cenário a Baia de Guanabara, no caso das duas igrejas, e a arquitetura do século XIX arrematada por exemplos únicos só existentes no Solar do Jambeiro.

O endereço do Solar do Jambeiro é Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 2620-1097.


Tags:






Publicado em 26/07/2021