Como se não bastasse servir de palco para a encenação do texto Fausto, de Goethe, o Solar do Jambeiro estará abrindo suas portas, hoje, sábado, 23 de agosto de 2003, a partir das 19 horas, para um espetáculo que ainda contará com música clássica e uma visitação ao palacete do século XIX.

Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no médico, mago e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos textos literários, o mais famoso deles a peça teatral do autor Goethe, que foi produzida em duas partes, escrita e reescrita ao longo de quase sessenta anos.

Em Fausto, Goethe põe em xeque questões humanas como a soberba, a luxúria e, principalmente, a relação "Deus e Diabo".

"Tudo isso num espetáculo que mescla o antigo e o moderno, levando em conta uma estética rembraniana (referência ao pintor Rembrant, um dos grandes nomes do Barroco Holandês, que retratava as expressões humanas cotidianas)", explica o diretor e intérprete do personagem título, Carrique Vieira.

Na peça, Fausto convida seus amigos para uma recepção em sua casa; na verdade, sua última ceia. Em uma confissão pública, o protagonista revela episódios de sua vida e o espetáculo é remetido a um flashback, que ilustrará como tudo aconteceu.

Insatisfeito com a vida, Fausto se entregou à magia e assinou um pacto com Mefistófeles (o Diabo) em troca de 24 anos de riquezas e prazeres. Feito o acordo, Mefistófeles conduziu Fausto a explorar sua nova conquista, quando, em um bordel, ele encontrou Margarida.

Esta, diferente das moças que ali trabalhavam, se restringia apenas ao serviço da faxina. No entanto, sua adoração por Deus e o catolicismo atormentaram o Diabo que encontrara nela uma arma poderosa a favor de Fausto, capaz de conduzi-lo ao caminho de Deus.

Duas forças são representadas e medidas numa espécie de jogo, no qual o objetivo é a alma de Fausto. Tudo isso faz com que o espectador se questione a respeito da condição de Deus e seus feitos, já que "tudo criado por Ele" pode se transformar em pecado.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos. Aos sábados e domingos, às 19 horas. Ingresso a R$ 15. A peça fica em cartaz até o dia 26 de outubro.


Tags:






Publicado em 27/07/2021