O Solar do Jambeiro recebe a partir da próxima quarta-feira, 16 de junho de 2004, a exposição "Aluizio Valle - Pinturas", sob a curadoria de Cláudio Valério Teixeira. A mostra, que reúne 73 telas sobre paisagens quase sempre marinhas, pode ser visitada até o dia 19 de setembro, de terça a domingo, das 13 às 18 horas.

Segundo o curador, a exposição não pretende abranger o conceito de uma retrospectiva completa do artista. "Aluizio Valle não pode e nem deve continuar a ser considerado um artista de menor importância. Certamente o futuro da nossa historiografia da arte ainda encontrará um olhar mais apropriado para observá-lo e estudá-lo".

Domingo no Estaleiro , 1943 , Aluizio Valle
Como explica o curador, os elementos que compunham os quadros do artista eram vazados em grandes massas, as gradações de tons, partindo dos mais escuros para os mais claros, eram compreendidas com simplicidade, os detalhes eram realizados para destacar o movimento do olhar. Sua pintura continha uma rusticidade de acabamento, quase toda realizada com esfregaços do pincel, deixando aparente sua caligrafia.

Aluizio Albuquerque Silva do Valle (1906, Paraíba do Sul, RJ - 1988, Niterói, RJ) nasceu em em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, passando a morar desde os três anos de idade em Niterói. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Foi orientado em pintura por Marques Junior, Augusto Bracet e Rodolfo Chambelland. Logo desligou-se da escola por não se adaptar ao ensino acadêmico. Em 1934, concorreu pela primeira vez ao Salão Nacional de Belas Artes, conseguindo Menção Honrosa.


SERVIÇO

Obras de Aluizio Valle no Solar do Jambeiro
Data: De 16 de junho a 19 de setembro de 2004
Horários: de terça a domingo, das 13 às 18 horas
Ingressos R$3
Classificação indicativa: Livre.

Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos.
Tel: 2620-1097


Tags:






Publicado em 07/05/2021