Começa neste 25 de maio de 2006, às 19 horas, a exposição de fotografias e aquarelas do fotógrafo Manoel Fonseca, no Solar do Jambeiro, em São Domingos. A exposição conta com o registro das décadas de 40 e 50 da "Cidade Sorriso". A mostra vai até 29 de junho.

Repórter de jornais e revistas, Fonseca tem em seu acervo fotos das praias, dos carnavais e do trampolim da Praia de Icaraí. No mesmo dia, acontece o lançamento do livro "Niterói por Manoel Fonseca". Detalhes da profissão e vida do fotógrafo foram organizados por seu neto, Antônio Fonseca. O livro é editado pela Niterói Livros.

Manoel Fonseca

Manuel Fonseca foi tão importante para Niterói quanto Augusto Malta para o Rio de Janeiro. Estabelecido na Rua Presidente Backer 413, em Icaraí, Fonsequinha atuava como repórter fotográfico de jornais e revistas de grande circulação e oferecia seus serviços para documentar casamentos, batizados e formaturas de colégios de renome, como o Salesiano, o Brazil e o Bittencourt Silva.

Retratou, nas décadas de 40 e 50, os blocos de carnaval e os banhos de mar à fantasia na Praia de Icaraí, os blocos de sujos e as respectivas sereias e o famoso Trampolim, antes e durante a sua demolição, vindo a ser este o seu último trabalho, pois sofreu sérios problemas de saúde em decorrência da forte explosão.

Diante da aposentadoria forçada, voltou-se para os netos e a pintura, vindo a falecer em abril de 1979, aos oitenta anos de idade.


(1) Marechal Deodoro, 1935; (2) Hotel Cinema Imperial, 1970



SERVIÇO

Exposição "Niterói por Manoel Fonseca"
Data: De 25 de maio a 29 de junho de 2006
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói


Tags:






Publicado em 10/05/2021