Começa neste 25 de maio de 2006, às 19 horas, a exposição de fotografias e aquarelas do fotógrafo Manoel Fonseca, no Solar do Jambeiro, em São Domingos. A exposição conta com o registro das décadas de 40 e 50 da "Cidade Sorriso". A mostra vai até 29 de junho.

Repórter de jornais e revistas, Fonseca tem em seu acervo fotos das praias, dos carnavais e do trampolim da Praia de Icaraí. No mesmo dia, acontece o lançamento do livro "Niterói por Manoel Fonseca". Detalhes da profissão e vida do fotógrafo foram organizados por seu neto, Antônio Fonseca. O livro é editado pela Niterói Livros.

Manoel Fonseca

Manuel Fonseca foi tão importante para Niterói quanto Augusto Malta para o Rio de Janeiro. Estabelecido na Rua Presidente Backer 413, em Icaraí, Fonsequinha atuava como repórter fotográfico de jornais e revistas de grande circulação e oferecia seus serviços para documentar casamentos, batizados e formaturas de colégios de renome, como o Salesiano, o Brazil e o Bittencourt Silva.

Retratou, nas décadas de 40 e 50, os blocos de carnaval e os banhos de mar à fantasia na Praia de Icaraí, os blocos de sujos e as respectivas sereias e o famoso Trampolim, antes e durante a sua demolição, vindo a ser este o seu último trabalho, pois sofreu sérios problemas de saúde em decorrência da forte explosão.

Diante da aposentadoria forçada, voltou-se para os netos e a pintura, vindo a falecer em abril de 1979, aos oitenta anos de idade.


(1) Marechal Deodoro, 1935; (2) Hotel Cinema Imperial, 1970



SERVIÇO

Exposição "Niterói por Manoel Fonseca"
Data: De 25 de maio a 29 de junho de 2006
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói





Publicado em 10/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho