Visando popularizar a obra de um dos mais representativos artistas brasileiros e único a conseguir prestigio, projeção e fama internacional ainda jovem, o Solar do Jambeiro expõe Oswaldo Teixeira - Desenhos, até o dia 25 de novembro de 2007. público pode apreciar mais de 120 desenhos de diversas fases do artista.

Grafite, carvão, creiom, sépia, sanguínea, pastel, lápis de cor, nanguim, retratos nus femininos e masculinos, estudos da anatomia humana, além de objetos pessoais, estão entre os trabalhos exibido.

Desenho em Cartão - "Adoração dos Magos"
Para montar Oswaldo Teixeira - Desenhos foi feito um levantamento dos trabalhos mais relevantes do desenhista, que aos 24 anos já era diretor do Museu de Belas Artes. Entre seus objetos pessoais estão cartas endereçadas a Salvador Dali, Monteiro Lobato, Paschoal Carlos Magno, Henrique Bernadelli, entre outros grandes nomes.

O Artista

Oswaldo Teixeira do Amaral (Rio de Janeiro RJ 1905 - idem 1974). Pintor, professor, crítico e historiador de arte. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro com Argemiro Cunha e Eurico Moreira Alves e na Escola Nacional de Belas Artes - Enba com Rodolfo Chambelland e Baptista da Costa.

Retrato do colega Orózio Belém
Em 1924, com a tela Pescador Brasileiro, recebeu o prêmio de viagem ao exterior, concedido pela 31ª Exposição Geral de Belas Artes, viajando no ano seguinte para a Europa. Lecionou desenho na Enba e no Instituto Nacional de Educação entre 1932 e 1937. Neste ano, assumiu o cargo de diretor do Museu Nacional de Belas Artes - MNBA no Rio de Janeiro, onde permanece até 1961.

Seu trabalho foi exposto em importantes mostras do MNBA, como "Exposição de Pintura Religiosa", em 1943, "Um Século de Pintura Brasileira", em 1952, e "O Trabalho na Arte", em 1958. Até o final da vida, exerceu a atividade de professor de pintura e desenho em várias instituições, inclusive no Instituto de Belas Artes.

Oswaldo Teixeira é pai de Claudio Valério Teixeira, pintor e restaurador responsável pela reforma do Solar do Jambeiro, espaço cultural que agora recebe uma mostra em sua homenagem.


SERVIÇO

Exposição "Oswaldo Teixeira - Desenhos"
Data: 20 de setembro a 25 de novembro de 2007
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Tel: 219-2222


Tags:






Publicado em 10/05/2021