Com a curadoria de Luciano Vinhosa, o Solar do Jambeiro recebe a partir de 12 de junho de 2012 a exposição itinerante "Imagem e Matéria: processos em diálogos", com obras de diversos artistas.

A exposição, reunindo trabalhos de artistas expressando-se em diferentes meios (fotografias, vídeos, desenhos, esculturas, instalações, diários, performances, objetos), tem como diretriz conceitual o trânsito entre matéria e imagem, suas eventuais insinuações e trocas de lugares.

"Imagem e Matéria" inaugura um circuito acadêmico das artes reunindo pesquisa prática de artistas contemporâneos dos programas de pós-graduação em artes de três universidades públicas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A iniciativa parte da articulação entre os grupos de pesquisas destas universidades liderados pelos professores-artistas Marta Strambi e Mauricius Farina (Unicamp), Luciano Vinhosa (UFF) e Aparecido José Cirillo (UFES), que criaram o projeto Entrecampus visando a dar acesso ao público a uma produção artística que vem sendo produzida nos meios acadêmicos.

No trabalho proposto, Matéria é entendida em seu sentido amplo, quando se refere ao recurso expressivo que o artista manipula para realizar seu trabalho - desde o conceito, instância mental e imaterial, até a ostensiva presença do material como fatores de indução poética.




Imagem, em seu turno, é tomada como potência de sentidos que emana de toda poética. Nesse caso, coloca em ação a própria capacidade do espectador em reformular suas representações a partir do estimulo inicial que a obra provoca, gerando novas matérias pensantes.

Imagem e matéria põe em diálogo os resultado de processos de artistas/pesquisadores ligados à programas de pós-graduação em arte de três universidades públicas: Artes Visuais (UNICAMP), Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e Artes (UFES).

A produção desses artistas, fugindo aos modelos estabelecidos pelo mercado, se apresentam mais comprometidos com a reflexão e crítica, e agora buscam romper a clausura dos circuitos acadêmicos promovendo o acesso ao público.

Artistas

José Cirillo (PPGA/UFES); Marcos Martins (UFES); Sandro Novaes (UFES); Jacqueline Belotti (UFES); Marta Strambi (PPGAV/Unicamp); Mauricius Farina (PPGCA/Unicamp); Cláudio Matsuno (PPGAV/Unicamp); Vitor Carvalho (PPGAV/ Unicamp); Luiz Sérgio de Oliveira (PPGCA/UFF); Raphael Couto (PPGCA/UFF); Marcos Bonisson (PPGCA/UFF); Eloisa Lemme (PPGCA/UFF); Rosane Cantanhêde (PPGCA/UFF); e Luciano Vinhosa (PPGCA/UFF).





SERVIÇO

Exposição "Imagem e Matéria: processos em diálogos"
Data: De 12 de junho a 08 de julho de 2012
Abertura: 12 de junho de 2012 às 17h
Horário: terça a sexta 13h às 18h, sábado e domingo 10h às 18h
Gratuito

Local: Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos


Tags:






Publicado em 12/05/2021