Editado pela Niterói Livros, Lauro Gomes de Araújo lança o livro "José Tobias: Um Canto Brasileiro", hoje no Solar do Jambeiro.

O cantor pernambucano radicado em Niterói, José Tobias, ganha biografia assinada pelo pesquisador da MPB Lauro Gomes de Araújo, amanhã 08 de setembro de 2004, a partir das 19 horas, no Solar do Jambeiro, em Niterói. A noite de autógrafos conta com a canja de Tobias, acompanhado por Déa Lúcia (voz), Geraldo Sampaio (teclado), Daniel Neves e Manoel Moraes (violões).

O livro José Tobias: Um Canto Brasileiro (240p), tem prefácio assinado pelo cantor Tito Madi e "orelha" de Oswaldo Siqueira. Entre outros cantores, Altay Veloso, Áurea Martins, Carlos José, Elton Medeiros e Tito Madi estão sendo esperados para a noite de autógrafos.

José Tobias e seu biógrafo Lauro Gomes de Araújo
O primeiro contato com a música veio por acaso para o ex-futuro craque dos campos. "Lembro que eu era ainda muito menino, lá no Recife, e meu avô tocava violão, meu tio tocava banjo e minha mãe cantava. Lembro-me também que nós tínhamos um radinho que era chamado de rádio de cochicho e ouvíamos todas as canções que tocavam na época. Nos meados da década de 40, eu era jogador de futebol. Estava disputando um amistoso no campo do Náutico e cantarolando a música Marina, do Dorival Caymmi, quando um repórter da Rádio Jornal do Commercio de Recife ouviu e me convidou para cantar ao vivo, lá na rádio. Aí, o Teófilo de Barros Filho, diretor da rádio, me chamou para cantar profissionalmente. Depois disso, não parei mais", conta Tobias.

Em meados da década de 1950, numa Recife ainda bucólica e embalada pelos frevos de Capiba e de Nelson Ferreira, um cantor despontava sem saber, soltando a voz grave no chuveiro de sua casa lá pros lados do Poço da Panela, região depois engolfada pela Grande Recife, que engoliu ou descaracterizou tantos lugares de outrora, bastante conhecidos pelos dois lados do Capibaribe.

A voz poderosa não apenas chamou a atenção, mas levou ao convite para que cantasse na Rádio Clube de Pernambuco, na qual pontificava o já citado maestro e compositor Nelson Ferreira. Mesmo assim, ainda muito moço, não havia propósito de uma carreira para José Tobias, indeciso e um tanto inseguro ao travar contato com um mundo novo, que lhe fora apresentado por simples acaso.

Descoberto o enorme potencial do cantor que surgia, vieram os contatos e contratos. Veio para o Rio com Sivuca em 1955 e participou de shows como Tio Samba, além de marcar com sua voz grave sucessos como "Acauã", Saudades de Itapuã", "Só Louco", "Prelúdio pra ninar gente grande", entre outros. Tudo isto e muito mais está relatado no livro de Lauro Gomes de Araújo.

Nos corredores da Rádio Tupi conheceu Jussara e foi amor à primeira vista. "Ela já morava em Niterói e então me trouxe pra cá", contou mais tarde.


SERVIÇO

Lançamento do livro "José Tobias: Um Canto Brasileiro", de Lauro Gomes de Araújo
Data: 08 de setembro de 2004, terça-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
O valor do livro é de R$20

Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Tel: 2620-1097







Publicado em 12/05/2021