Projeto da Fundação de Arte de Niterói, o Rolé da Artes levará expressões artísticas variadas para diversos locais da cidade.

No domingo, 18 de setembro, a partir das 17h, o projeto Rolé das Artes apresenta, na Praia de Piratininga, o grupo 'Nave dy Pandora', um coletivo de circo de Niterói composto por mulheres multiartistas. O bambu aparece como o principal objeto de pesquisa que unem as acrobacias em grupo às estéticas criadas com este aparelho natural.

Nave Dy Pandora
Em seguida, às 18h, sobe ao palco a banda Lazyrock, formada por três músicos, André Geleia (bateria e vocal), Fabio Pinheiro (baixo) e Rafael Lazza (violão e vocal), que se encontraram no final de 2021 pra fazer uma apresentação de última hora em Niterói. Assim nasceu o Lazyrock! A proposta é simples: Tocar um repertório diferenciado, com ênfase no cuidado dos arranjos e, acima de tudo, acrescentando um tom pessoal em cada canção. Quis o destino, que esse projeto esteja, no momento, na contra mão do mercado; já que o Lazyrock não se encaixa na categoria 'Banda Cover'. Mas isso não impediu que o projeto ganhasse força e importância.

Sobre o "Rolé das Artes"

Após uma análise precisa do mapeamento urbano da cidade, o Departamento de Projetos Culturais da FAN detectou as localidades com potencial e forte demanda para receber as edições do 'Rolé das Artes'.

"Por meio desse estudo foi possível identificar que os eventos eram, até então, mais concentrados na Zona Sul da cidade, estendendo-se ao Fonseca, à Santa Rosa e alguns pontos de Itacoatiara e Piratininga. Além de distribuir melhor as atividades culturais, foram avaliadas as necessidades de cada região para integrá-las como pontos de realização do projeto, como é o caso do Parque Esportivo Caramujo e da Associação de Maricultores, em Itaipu", explica João Marcos Aragão, diretor de projetos culturais da FAN.

Locais que já costumam receber eventos culturais, como o Campo de São Bento, o Horto do Barreto, a Cantareira e a Praça de Itaipu também receberão o projeto.

Outra peculiaridade do 'Rolé das Artes' é explorar as expressões artísticas de cada localidade que receberá o projeto, e não somente convidar artistas para se apresentarem em cada edição. Dessa forma será possível fortalecer os artistas locais e possibilitar que esses artistas tenham acesso aos recursos da Cultura, gerando oportunidades e renda — uma prioridade da FAN, que fomenta e dá visibilidade à cultura em todas as suas formas de expressão, e entende a necessidade de um olhar mais atento às manifestações culturais das áreas periféricas da cidade.


Lazyrock



Serviço
Rolé das Artes com Nave dy Pandora e Lazyrock
Data: Domingo, 18 de setembro de 2022
Horário: A partir das 17h
Entrada Gratuita

Praia de Piratininga - Av. Alm. Tamandaré, 25 – Piratininga








Publicado em 31/08/2022

Arte na Rua segue nesta semana com muitas atrações De 17 a 24 de junho