Quem está de volta em modo turbo é o Arte na Rua, projeto cultural promovido pela Fundação de Arte de Niterói e realizado pelos artistas da cidade.

A partir de maio, a cidade contará com uma vasta programação artística que vai rolar de graça toda semana, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo, com uma programação exclusiva só com quem produz arte em Niterói. E a programação começa a rolar no Campo de São Bento, no sábado, 11, às 09h30, com diversas apresentações agendadas.

O dia começa às 09h30 com intervenções musicais em três das entradas do Campo de São Bento: Lopes Trovão, Domingues de Sá e Gavião Peixoto. As cantoras Ju Rosário e Lari Reis e o grupo Bailão de Dois recepcionarão o público com muita música.

Às 10hs a criançada vai se divertir com o infantil As Aventuras do Porco Porcaria, espetáculo apresentado pela trupe da Lobianco Produções. A peça nos traz, de forma divertida, lúdica e informativa, a história do Porquinho Porcaria que foge do chiqueiro onde vive com sua família, pois não aguenta mais viver na sujeira. Na sua fuga pela floresta encontra a onça Sarita, que de início faz de tudo para colocá-lo na panela, mas com o passar do tempo se tornam amigos. E assim, passam a debater e pesquisar sobre higiene pessoal e também questionam sobre a salubridade do local onde vivem e como é importante que todos vivam com saúde. Inclusive os porcos!!!! No elenco, Shanna Magalhães, Sandro Carvalho (voz e violão) e Anselmo Fernandes, que também assina o texto e a direção.

Logo em seguida, às 11h30, a Sinfônica Ambulante promete levar a plateia por uma viagem musical pelas vielas do Campo de São Bento. A Sinfônica é uma fanfarra niteroiense que está completando 13 anos de história em 2024. Nascida e crescida nas ruas, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade Niterói, e faz questão de ocupar os espaços públicos ao levar sua música e alegria por todos os cantos. Mistura sopros e percussão em seu repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sempre temperando seus arranjos com os mais variados ritmos brasileiros, movidos pela energia do Carnaval e da folia.

Diretamente da Engenhoca, a turma do L.Gang - Ritmo & Poesia leva às 12h30, improvisos com palavras-chave propostas pelo público, apresentações de composições autorais e diálogos entre música e literatura. O grupo produz trabalhos culturais pela cidade destacando a força, a vitalidade e a construção oral que une letras repletas de referências socioculturais, a partir da realidade periférica em que vivem, com o lirismo dos gêneros urbanos contemporâneos, tendo o RAP como principal área de atuação.

Em seguida, às 13h, se apresenta a oficina de dança hip hop Wolf Crew. Fundado em 2015 com o nome Evolution Style, o Wolf Crew é formado por cinco dançarinos, com a missão de levar, por meio da dança, a cultura hip-hop a diversos pontos da cidade. No final de 2015, o grupo foi desfeito e no ano seguinte alguns integrantes criaram o Brothers Crew, que, com o mesma orientação, buscava maior profissionalização. Como o nome já era registrado, em 2016 passaram a se chamar Wolf Crew, que hoje, acomoda os quatro elementos do Hip-Hop (Break, DJ, MC e B-boy/B- girl).

No intervalo dos eventos, o graffiteiro Marcelo Melo, a trupe do Pernas do Amor e o DJ Pinaud animarão o público com suas performances.




O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.


Programação: Sábado, 11 de maio

09h30
Apresentações musicais de Ju Rosário, Bailão de Dois e Lari Reis.

10h
As Aventuras do Porco Porcaria
Teatro Infantil

11h30
Sinfônica Ambulante
Música

12h30
L.Gang - Ritmo & Poesia
Literatura

13h
Wolf Crew
Dança

E mais ...
Grafite com Marcelo Melo, a trupe do Pernas do Amor e o DJ Pinaud

Local: Campo de São Bento
End: Portão da rua Lopes Trovão


Tags:






Publicado em 06/05/2024

Arte na Rua segue nesta semana com muitas atrações De 17 a 24 de junho