No mês de retomada do projeto Arte na Rua, Niterói segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai rolar nos bairros da Ilha da Conceição, Ponta D’Areia e Barreto.

O Centro Social Urbano (CSU), na Ilha da Conceição recebe na quinta-feira, 16 de maio, às 14h, o espetáculo O Circo do Pururuca, com o ator Robson Sales. Com mais de trinta anos trabalhando na arte circense, Robson vem exercendo por todo o Brasil o ofício de fazer as pessoas, crianças e adultos sorrir e gargalhar. Interpretando um mágico, um ventríloquo e um palhaço, o ator transforma-se em um brincante trazendo a plateia para sua brincadeira, levando o público a troca de experiências com o lúdico, com a alegria de ser e viver criança. O circo do Pururuca chegou! Sorria, agora é só alegria! Viva o circo!

Em um mundo onde a imaginação é a força propulsora, Rosabela no Mundo da Lua, espetáculo que será apresentado na sexta-feira, 17 de maio, às 16h na praça Doutor José Vitorino, na Ponta D'Areia, encanta e inspira, trazendo à vida valores essenciais, como a amizade, amor e afeto, enquanto celebra o poder transformador da imaginação infantil. Rosa Bela, ou Rosinha como é carinhosamente chamada, é uma menina extraordinariamente curiosa e sonhadora. Em sua busca pela essência do mundo, ela é acompanhada por seus amigos: um Gato misterioso, um Palhaço em busca de sua própria felicidade e a prima Quase Flor de Lis, cuja sabedoria é tão profunda quanto suas raízes. Com direção de Asy Sanches, "Rosabela no Mundo da Lua" traz no elenco: Andressa Honorato, Carol Mattos, Jonathas Reis, Luísa Linhares, Preta Lay, Raqui Maythenand e Raphael Campello.

Pra fechar a semana, o Arte na Rua leva para o palco Horto do Barreto, os sambistas do Grupo Chamego, que, inspirados no Fundo de Quintal, vivenciou e participou efetivamente da explosão do movimento do samba de raiz, ganhando as ruas, bares e clubes sociais no eixo Rio e Niterói. O grupo chegou a reunir mais de 5 mil pessoas em seus encontros, recebendo vários nomes de peso, como Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Marquinho Sathan, entre outros. Participaram do primeiro Festival de Grupos de Pagode do Renascença Clube e gravaram o LP "Na aba do pagode", que lhes rendeu um disco de ouro, com a venda de mais de 100 mil cópias, e a participação em inúmeros programas de televisão de eventos populares promovidos pela Rádio Tropical, como os pagodes na praia.

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.


Programação

Circo Pururuca
Local: Centro Social Urbano (CSU) - Ilha da Conceição
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 14h

Rosabela no Mundo da Lua
Local: Praça Doutor José Vitorino - Ponta D'Areia
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 16h

Grupo Chamego
Local: Horto do Barreto
Data: 19 de maio de 2024
Horário: 13h


Tags:






Publicado em 14/05/2024

Arte na Rua segue nesta semana com muitas atrações De 17 a 24 de junho