O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) completa quatro décadas de existência, no próximo dia 8 de março, domingo, com uma intensa programação cultural, das 9h às 17h.

Serão mais de 8 horas de atividades, incluindo música, teatro, artes plásticas, oficinas, sarau e poesia. O programa gratuito ocupará diversas partes do centro cultural localizado no Campo de São Bento, em Icaraí. Um dos destaques da agenda será a solenidade que vai acontecer às 15h, reunindo todos os ex-diretores da unidade.

Criado pelo decreto municipal nº 2108/74, pelo então prefeito Ivan Fernandes de Barros, projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Monassa Bessil e inaugurado em março de 1975, o CCPCM é reconhecido como um dos mais importantes espaços para a arte contemporânea, por sua eclética atividade de exposições, lançamentos e debates. O espaço faz uma homenagem ao diplomata Paschoal Carlos Magno, considerado um dos maiores incentivadores da cultura e da arte no País.

O CCPCM dispõe de instalações para administração, guarda de acervo, uma galeria, uma sala para exposições e um parque escultório, ao ar livre. O prédio tem como componentes principais a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo, com paredes de vidro que protagoniza o espaço voltado para a Av. Roberto Silveira e a Rua Lopes Trovão, além da Varanda que abriga diversas atividades. O segundo andar é composto pela Sala Hilda Campofiorito para exposições, cursos, palestras, exibição de filmes ou vídeos e o terraço, que serve de cenário para variadas ações.


Fotos de Leo Zulluh



Programação:

Artes visuais-exposições no Campo de São Bento;

9h - Grafite na Lona, com "Mais Cor, Mais Amor";
9h - Sarau Poemia;
11h - Teatro Infantil: O casamento de dona Baratinha;
12h - Sarau "Um brinde à Poesia";
15h - Solenidade de Parabéns ao CCPCM
16h - Show com o grupo Tomba Trio;
17h – Apresentação da banda The Calangles.


Sarau Poemia - 09h

Clique para ampliar.
Abrindo as comemorações, às 9 horas, o Sarau Poemia, com Andre Chuwarten. Poeta niteroiense, verdadeiramente apaixonado pelas letras, melodias e boemia, Chuwarten, em seu livro "Poemia", publicou seus 30 primeiros poemas. Além da banquinha de degustação poética e a presença confirmada do Trio Mangalô, da cantora Duda de Oliveira e da banda Bow Bow Cogumelo, o sarau contará com um espaço aberto para poetas e amantes da arte recitarem seus próprios poemas ou poesias de livros que estarão disponíveis no local. Para endossar essa "Poemia", o evento contará com um varal poético com textos do poeta Paschoal Carlos Magno, que empresta seu nome ao espaço cultural. O Sarau Poemia faz parte do projeto "Poesia de Guerrilha" da Produtora Bem Nascido. O conceito é levar a poesia de volta às ruas por meio de táticas normalmente conhecidas como marketing de guerrilha. "Alguns fazem guerra com armas e outro até com marketing. Nossa guerra é pela poesia".


O Casamento da Dona Baratinha - 11h

Clique para ampliar.
A partir das 11h, a criançada poderá se divertir com a trupe da Cia. Arte de Interpretar, que levará para a varanda do CCPCM, o espetáculo "O Casamento da Dona Baratinha", que conta a emocionante história de Dona Baratinha, uma dama limpinha, educada e sonhadora. Um dia, ela encontra em seu quintal um saco de dinheiro. A felicidade dura pouco, pois ela começa a sentir falta da companhia dos amigos e de um par romântico. Vários pretendentes aparecem para casar com ela, mas todos oportunistas, interesseiros que só pensam em ficar com o seu dinheiro. Dona Baratinha repele a todos, até que um dia aparece Dom João Ratão, que faz seu coração bater forte. Com Direção de Guga Gallo, o elenco traz Amanda Gallo (baratinha) Guga Gallo (raposão), Diego Raishoffer (porcujo), Victor Vieira (dom joão ratão) e Artur Marinha (burro).


Um Brinde à Poesia, com Lucília Dowslley - 12 horas

Clique para ampliar.
Coordenado e apresentado por Lucília Dowslley, "Um Brinde à Poesia" é um evento divulgador e estimulador da poesia e dos poetas, com declamações, homenagens e lançamentos de livros, um espaço para celebrar a cultura na cidade. O objetivo deste movimento é divulgar a obra de artistas na literatura e também na música. Proporcionar espaço para novos autores e compositores. O evento sempre termina com foto de todos no palco e o sorteio de brindes. Viver poesia, falar a poesia, ser poesia. Assim têm sido os dias da jornalista, fotógrafa, produtora cultural e atriz Lucília Dowslley, militante das artes há mais de 20 anos, acredita que é um instrumento de autoconhecimento e de conscientização para transformar a humanidade, tendo uma vida de qualidade, celebração e paz. Seja no teatro, na fotografia, na música ou literatura, esse é o seu grande desafio, o seu objetivo maior e a sua luz.


Banda Calangles - 17 horas

Clique para ampliar.
Na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o grupo Calangles revive a atmosfera da beatlemania dos anos 60. Formada por Jéssica Abreu (vocal), Rodrigo Bessa (guitarra solo), Márcio Bressan (guitarra base), Rodrigo Machado (bateria), Alisson Oliveira (baixo) e Mariana Dantas (teclados), a banda foi selecionada para participar da Beatle Week International 2014 em Liverpool. No repertório canções do chamado lado B dos Beatles como "I'm the warlus", "Got to get", "You into my life", "Yer Blues", "I Me Mine", "Glass Onion", entre outras.


Serviço

40 anos do CCPCM
Data: 08 de março, domingo
Horário: das 9h às 17h
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n, Icaraí, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2610-5748








Publicado em 01/03/2015

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...