O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre no sábado, 04 de março, às 10h, a exposição "Somnium", do artista plástico e cenógrafo Joel d'Castro. Do latim “Sonho”, a mostra foi toda pensada e livremente inspirada no livro Don Quijote de la Mancha, do romancista Miguel de Cervantes. A mostra fica em cartaz até 23 de abril.

O artista Joel D’Castro traz em seu trabalho, um olhar criativo. Movimentos e cores que revelam e impressionam na leveza dos traços. Nesta mostra o artista traz a visão e a beleza dos personagens. De forma criativa, ele mergulha no personagem central, Dom Quixote, dando cor e elementos que abrangem inúmeras possibilidades interpretativas.

E é nessa história, mesmo que nascida em berço europeu, em que esta exposição busca se inspirar, encontrar e criar uma relação entre o Cavaleiro Sonhador e cada um de nós, mesmo que de outra nacionalidade, de diferente origem, de outras etnias,classes e idades, para gerar e entender o que é ser.

Ao nos aprofundarmos com atenção na história que deu início ao romance moderno,aprendemos que podemos lutar contra as restrições impostas por nossos meios de vida, e vemos em suas páginas o retrato de nossas próprias vidas e jornadas. Assim como Alonso Quijano, não somos seres lineares. Somos feitos de curvas, de ação e reação, de atos encadeados em sequências que vão tecendo nossa existência.

Um fazendeiro falido prova uma tristeza profunda por sua realidade, mas, ainda assim, consegue achar em si a força suficiente para buscar uma solução para sua angústia, como se seu instinto de sobrevivência lhe tivesse impulsionado a se manter em movimento. E esse movimento o leva de encontro à liberdade de suas desesperanças, ao achar, em suas infindáveis leituras de romances de cavalaria, a desrazão de se acreditar em um herói desses e, assim, renovar, para um modo muito mais leve, e ousadamente até sábio, sua visão do ser, viver e existir num mundo sob uma perspectiva que desafiava qualquer outra existente.

A história nos leva a ressignificar o que é realmente loucura, sonho, razão e realidade, e como esses conceitos, através da história de Cervantes, se entrelaçam para nos permitir uma nova perspectiva de vida por meio da potência presente em nos entregarmos à arte, seja ela qual for.

Nessa premissa, a mostra encontra base para se desenvolver criando diferentes narrativas que expõem o Quixote que levamos dentro, aquele que busca se achar fora do óbvio, da razão definida pelo que é real somente a olho nu. Aquele que decide se reinventar em uma sociedade muitas vezes limitadora apesar de aparentemente moderna.





Serviço

Exposição "Somnium", de Joel d'Castro
Abertura: Sábado, 04 de março de 2023
Horário: 10h
Visitação: Até 23 de abril, terça a sexta 10h às 17h /sáb/dom/feriados 10h às 16h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n - Campo de São Bento - Icaraí
Tel: (21) 3629-0851








Publicado em 01/03/2023

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...