O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta, a partir do dia 02 de fevereiro de 2011, às 19h, a exposição "Sub Pop", de Luiz Badia.

A série de 10 obras em acrílica sobre tela em dimensões de 120 x 180 cm, aborda fragmentos figurativos sobre uma base abstrata. O conceito é unir duas escolas contemporâneas, o expressionismo abstrato e a Pop Art. Os temas vão desde o 11 de setembro a crise climática, captando também símbolos da cultura Pop e elementos da história da arte. A exposição itinerante já passou pelo Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro e no Acbeu de Salvador – Bahia.

Nascido em 14 de janeiro de 1966, em Niterói, o pintor, desenhista e músico Luiz Badia iniciou seus estudos em pintura em 1982, no MAM, com o prof. Raimundo Colares. Formou-se em na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1990. Luiz apresenta-nos uma coleção de trabalhos exuberantes e fortes em efeitos pictórios resultante de excepcional maestria do uso do claro-escuro.

Saiba mais sobre Luiz Badia


Sub Pop - CCPCM
Luiz Badia
Abertura: 02 de fevereiro de 2011, às 19h
Período de visitação: 03 a 27 de fevereiro




"Sub Pop", por Luiz Badia

Venho com essa proposta apresentar a minha série de telas intituladas Sub Pop. São dez trabalhos em acrílica sobre tela e todas medindo 120X180cm, onde desenvolvo um conceito que se apresenta em todas elas. Minha questão é a abordagem da 'atemporalidade'. Meu intuito é o de compactuar símbolos ou imagens da cultura universal, erudita e popular.

Estou desenvolvendo essa ideia de séries de 10 ou 12 telas no mesmo conceito de um músico que organiza faixas de CD. Essa conexão de pensamentos, além de uma técnica presente em todas as telas me proporciona um material coeso.

Meu resgate de elementos do passado me fazem procurar uma certa resposta sobre o que representar no momento atual. Sobre esse choque de informações do mundo globalizado e seus meios de comunicação. A poluição visual que nos cerca, e dessa fragmentada certeza das coisas.

Minha representação é quase ilustrativa, não estilizando as imagens. Procurando um tom bem enciclopédico para comunicar os elementos que apresento na tela. Na objetividade e na clareza de ser compreendido de uma maneira mais abrangente, posso intitular essa série como pop, no sentido de comunicar.

Penso na abstração que serve de fundo, como uma maneira de expressar algo mais pessoal e espontâneo na elaboração da pintura. Lado que deixo de ser atemporal para talvez me focar num ceto abstracionismo informal (que já transitei) e que no momento ainda incluo coo suporte para minha figuração. Por isso "Sub", como uma manifestação do inconsistente.

A questão da memória e o ato de fazer uma revisão das imagens que me marcaram também foram importantes para realizar essa série. Há um ceto humor no tom que abordo essas figuras, talvez um grande humor negro no ponto em que carrego no lado pesado dessa abordagem. Mas sempre aliviando com alguns elementos cômicos ou do imaginário infanto-juvenil da cultura de massas.

Essa ambiguidade é persistente na minha pintura, esse contraste de humores e imagens atemporais. Talvez seja a tentativa de criar uma arte que dialoga com o momento atual, nessa indefinição estética no universo da arte contemporânea.

Quero ressalta que foi muito prazeroso construir essas imagens. Onde essas várias informações estavam saltando do meu imaginário.



Tags:






Publicado em 10/02/2016

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...