Clique para ampliar
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe, de 6 a 22 de setembro, uma interessante exposição fotográfica sobre a participação da Caetano Cia de Dança no "IX Dancerveira - Festival Internacional de Vila Nova de Cerveira"- realizado entre os dias 25 de junho e 8 de julho de 2013, em Portugal, quando apresentou seu mais novo trabalho "Um tango para começar". Abertura será na quinta-feira, 5 de setembro, às 19h.

A mostra vai contar ainda com exibição de vídeos e apresentações coreográficas. O público poderá dialogar com integrantes da Companhia, para conhecer um pouco mais sobre esse importante grupo niteroiense que, há meia década, fomenta e incentiva a disseminação da cultura brasileira.

Única companhia brasileira convidada para participar do IX Dancerveira, a Caetano Cia. de Dança recebeu o apoio do Ministério da Cultura - MINC do Governo Federal, por meio do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, proposto pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e a parceria com a ADEIXA (Associação de Dança do Eixo Atlântico), promotora do festival.

Além da presença como única companhia brasileira especialmente convidada, a CCDD ministrou workshops para bailarinos e interessados pela dança de várias nacionalidades e fez apresentações extras em Portugal e Espanha.

Clique para ampliar



Caetano Cia de Dança em "Um tango para começar"

A Caetano Companhia de Dança - CCDD - é um grupo oriundo da cidade de Niterói-RJ, que, desde 2008, reúne bailarinos a fim de realizarem pesquisas e experimentos com a Dança Contemporânea, sob direção artística e coreográfica de Thiago Caetano, buscando sempre inovar e atualizar suas técnicas e testar novas possibilidades com o corpo. Ao completar 5 anos, em 2013, a CCDD resolveu investir na linguagem do jazz dance e montar seus trabalhos baseados nas movimentações marcantes deste estilo. Sendo assim, passa a se tornar a primeira e única companhia profissional de Jazz Contemporâneo da cidade de Niterói – RJ.

Clique para ampliar
Inaugurando a adoção desta nova linguagem, a CCDD elaborou uma coreografia chamada "Um Tango para começar", coreografia que apresenta a junção de duas modalidades de dança e estilos musicais, Tango e Jazz, cujas origens históricas são populares e negras, mas que, ao longo dos anos, se distinguiram e evoluíram em diferentes vértices. Mesmo assim, se mantiveram próximas quanto as suas essências. Ambas trabalham com uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. O molejo brasileiro dá uma característica particular ao espetáculo, fazendo com que, o mesmo, seja apreciado por todos os espectadores.

A diversidade e a riqueza de detalhes nos movimentos executados pelos bailarinos, além da aproximação do tema com a vivência em comum de todo ser humano, permite que a mensagem seja facilmente compreendida e apreciada pelo público, independente de idade ou identificação com o estilo apresentado.

Youtube
Clique para assistir o vídeo
Este projeto se propõe em alcançar um público bem heterogêneo, em relação a critica, devido o tema dialogar os corpos dos bailarinos, valorizados pela sensualidade do Tango, com a explosão enérgica e envolvente do Jazz, somado a malemolência do gingado brasileiro. A fácil interpretação do espetáculo permite o entendimento do público leigo, fazendo com que o mesmo aprecie a obra. Além disso, pretende-se atingir as classes conhecedoras da dança e estudiosos em relação à construção da cena contemporânea.


Direção artística: Thiago Caetano
Produção: Thiago Piquet
Estagiário: Cristiano Cantalego

Bailarinos:

Diego Bastos
Douglas Marques
Felipe Travassos
Flora Magno
Julia Konte
Leda Beatriz
Mariana Calazans
Rodrigo Dijacomo

Dançarinos da Caetano Cia. de Dança. Clique para ampliar



Serviço

Abertura: 5 de setembro, quinta-feira, 19h
Período de visitação: 6/09/2013 a 22/09/2013
Segunda a sexta-feira das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 15h

Encontro com os artistas:
5 de setembro de 2013, quinta-feira, às 19h e
14 de setembro de 2013, domingo, às 11h

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Sala Hilda Campofiorito e Terraço
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí
Tel.: 2610-5748

Tags:






Publicado em 01/09/2013

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...