A artista Cândida Boechat – conhecida por seus portraits de personalidades nacionais e internacionais – exibirá suas produções mais atuais em óleo e acrílico na exposição Personale, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no período de 06 a 24 de junho.

Cândida é formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, estudou recentemente no Parque Lage. A exposição será uma oportunidade para apreciar sua nova fase e renovada sensibilidade artística com influência expressionista e abstrata.

Pintora, pianista e professora, Cândida Boechat nasceu em Itaperuna-RJ, integrando-se ao grupo da professora Marta Garcia Soares a partir de 1962. Neste período, já retratava figuras ilustres da cidade como o diretor Dr. Alto de Oliveira Pinto e outros. Nesta época lecionava violão e piano até 1969.



Em 1970, mudou-se para Niterói-RJ onde iniciou o curso superior de pintura na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, e concluiu o curso de piano, harmonia, teoria e canto pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Em 1971, ingressou no magistério, lecionando artes plásticas no colégio Liceu Nilo Peçanha, trabalhando em conjunto com Jair Picado durante 20 anos.

Trabalhou como professora de artes plásticas em várias escolas como: IEPIC, Instituto de Educação Clélia Nanci SG, Colégio Joaquim Távora, Instituto Abel e cursos em sua Galeria (Galeria Cândida Boechat). Entre retratos, marinhas, desenhos e paisagens, Cândida concluiu por volta de 2.200 trabalhos. Tanto na paisagem quanto nos retratos, ela busca o domínio de técnicas diversas e a liberdade de criação. O artista plástico e professor Israel Pedrosa diz que, os retratos pintados por Cândida Boechat, mostram em lugar de destaque em nossa cidade, entre raros cultores dessa difícil arte de buscar através das formas visuais, a investigação da alma humana.

Desenvolveu nas escolas métodos de aprendizado com crianças e adolescentes, levando mais diretamente a arte, buscando sempre técnicas novas. Ilustrou quatro livros.

Inaugurou sua galeria em 1979, abertura feita pelo artista plástico Professor Israel Pedrosa, amigo e participante da mesma. Fez várias exposições importantes suas e de outros artistas como: Quirino Campofiorito, Hilda Campofiorito, Abelardo Zaluar, Abraham Platinik, José de Dome, Juarez Machado, Inimá de Paula, Rubem Mauro Ludolf e muitos outros.

Serviço:

Exposição "Personale" – Cândida Boechat
Data: 06 a 24 de junho de 2012
Abertura: 05 de junho, terça-feira, 19h.
Encontro com a artista: 24 de junho, domingo, às 10h.
Gratuito

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
Tel.: (21) 2610-5748


Tags:






Publicado em 10/02/2013

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...