Clique para ampliar
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta no mês de outubro, na Galeria Quirino Campofiorito, a exposição "Em Processo", de Bia Lopes e Nicole Marengo, artistas selecionadas por meio do Edital promovido pelo CCPCM, com o patrocínio da Fundação de Arte de Niterói.

A exposição terá visitação de 4 a 25 de outubro de 2013, com a abertura realizada na quarta-feira, 3 de outubro, quinta-feira, 19h. No dia 3 de outubro, quinta-feira, às 18h haverá o tradicional Encontro com o Artista.



A exposição "Em Processo", que terá abertura no dia 3 de outubro, quinta-feira, às 19h, reúne fotos, algumas com serigrafias aplicadas, das artistas Bia Lopes e Nicole Marengo, que desenvolvem estudos no campo das Artes Visuais, desde 2009, no Parque Lage, onde colocam em prática o desdobramento da imagem através de técnicas de gravura e da utilização de meios digitais múltiplos.

"Em Processo' procede da ação de avançar, ir para frente, de modo a confrontar, questionar. A mostra questiona o tempo, as formas, o processo e o progresso. Como diria Caetano Veloso, 'da força da grana que ergue e destrói coisas belas', surgem as imagens da exposição: registros fotográficos, formas suspensas, tempo ambíguo. Quebra da dimensão real, estruturas herméticas cortadas a partir de um olhar subjetivo, que tenciona os limites entre o irreal e o real.

Clique para ampliar


"Em toda verdadeira obra de arte há o lugar onde, para aquele que ali se instala sopra um vento fresco como o de uma aurora vindoura. Disso resulta que a arte, considerada frequentemente como refratária a toda relação com o progresso, pode servir à autêntica determinação deste. O progresso não está à vontade na continuidade do decorrer do tempo, mas em suas interferências: lá, onde um verdadeiramente novo se faz sentir pela primeira vez com o prosaísmo (Nüchternheit) da aurora."

Walter Benjamin, Teoria do Conhecimento, Teoria do Progresso, Trabalho das Passagens 1940.


Serviço

"Em Processo" de Bia Lopes e Nicole Marengo, exposição
Abertura: 3 de outubro, quinta-feira, 19h
Visitação: De 4 a 25 de outubro de 2013
Horários:
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Encontro com as artistas: 3 de outubro, quinta-feira, às 18h

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n, Campo de São Bento, Icaraí


Clique para ampliar




Tags:






Publicado em 24/09/2013

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...