Clique para ampliar
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Arte de Niterói, apresenta no mês de dezembro no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a exposição "Eles passarão. Eu passarinho" de Mariane Monteiro. A abertura será realizada na quarta-feira 4 de dezembro, às 19h, assim como o Encontro com o Artista. "Eles passarão. Eu passarinho", abrigada na Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do espaço cultural do Campo de São Bento, ficará em cartaz de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2014.

Formada no atelier de pintura de Edmilson Nunes, no Museu do Ingá, em Niterói, Mariane hoje dedica parte de seu trabalho ao carnaval e recentemente participou da mostra coletiva "A Felicidade Às Vezes Mora Aqui...", nas comemorações do aniversário de 17 anos do Museu de Arte Contemporânea - MAC.


"Eles passarão. Eu passarinho"

Todos estes que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!


Poeminho do Contra
Mario Quintana

Mariane Monteiro por Ivar

Em meio ao fluxo e refluxo do movimento fugidio do cotidiano, Mariane Monteiro, em suas próprias palavras, tem a "intenção de trocar experiências com qualquer cidadão", quanto mais observa, mais se deixa observar. Através da sua pintura voraz, repercute pelas artérias da cidade todo seu repertório de cores, imagens, desenhos e palavras, bruscas ou sutis, que almejam qualquer segundo de atenção para nos envolver em sua atmosfera impregnada de uma profundidade para além de seu tempo e lugar.

Neste caminho sombrio e colorido, sua pintura age como uma lombada frente a uma locomotiva, uma parede de vidro frente a um pássaro desatento. É tempo de arregalar os olhos e arregaçar as mangas para não sofrer de enjoo neste oceano comunicativo, o homem liberto há de estar sempre aos pés do mar, o mar é teu espelho como sugeriu Baudelaire.

Mariane mergulha de cabeça na multidão, munida de cola de farinha de trigo, papel jornal pintado, amor e esperança, com braçadas firmes vai se distanciando cada vez mais daqueles que teimam em atravancar seu caminho. Pintora e professora, busca na alegria de suas crianças e na pulsação do dia-a-dia a energia necessária para erigir com maestria uma pintura que explode feito bomba em uma perpétua aula.



Clique para ampliar



Mariane Monteiro

Meu universo é feito de pintura e foi através dela que conheci o Edmilson Nunes no atelier de pintura do Museu do Ingá. Ele me fez olhar a pintura com mais liberdade e me mostrou o quanto de tinta existe dentro de mim. Se tudo feito de amor é de verdade, as expressões, as relações mostram o quanto a vida é misturada com a arte.

Foi com ele que encontrei o carnaval onde trabalho a cinco anos na G.R.C.E.S.M Pimpolhos da Grande Rio. Após o Museu do Ingá participei de algumas exposições coletivas. Três exposições individuais; uma delas é esta, na aprovação do edital do CCPCM. Passei algumas experiências na EAV do Parque Lage, nas oficinas de serigrafia e pintura II. Tenho também meu trabalho como arte educadora.

Hoje não existe atelier coletivo. O que se tem é uma bela amizade de conversas sobre arte, sobre a vida e sobre tudo que permeia o maravilhoso universo de vidas cruzadas.

Venha conferir também a exposição "Atos & Artefatos: um olhar sobre as manifestações"


Serviço

Exposição "Eles passarão. Eu passarinho", de Mariane Monteiro
Abertura: 04 de dezembro, quarta-feira, 19h.
Período de visitação: 05/12/2013 a 05/01/2014.
Segunda a sexta-feira das 10h às 17h;
Sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Encontro com a artista: 04 de dezembro de 2013, quarta-feira, às 18h.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Galeria Quirino Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí
Tel.: 2610-5748

Tags:






Publicado em 28/11/2013

Exposição Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias De 23 de junho a 30 de junho de 2024
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...