II Niterói Musifest Instrumental traz para o palco montado na praia de São Francisco Kiko Continentino e Pepeu Gomes, na quarta-feira, e Alex Martinho e Torcuato Mariano na quinta-feira

O pianista mineiro/niteroiense Kiko Continentino se apresenta hoje, Quarta-feira, 19 de maio de 2005, às 20h, no II Niterói MusiFest Instrumental. Em show gratuito na Praia de São Francisco (entre o Mac. Donald's e o Porcão), o músico recebe o cantor, compositor e guitarrista Pepeu Gomes.

Na quinta-feira, 20, às 21h, o guitarrista niteroiense Alex Martinho recebe Torcuato Mariano no quarto show do II Niterói Musifest Instrumental. A proposta dessa noite é dar ênfase às guitarras, com a apresentação de dois grandes conhecedores do instrumento: Alex, com suas influências do rock, e Torcuato, com um toque de jazz. A entrada é gratuita.

Alex Martins pode ser considerado um mestre na arte de tocar guitarra: é músico, professor e colaborador efetivo de duas revistas especializadas no gênero. 'Alex Martinho', seu CD de estreia, foi indicado ao Prêmio Sharp 95 e aclamado pela crítica especializada. Seu segundo CD, 'Evolution' (2001), seguiu o mesmo caminho, consolidando a carreira. No final de 2004, lançou o terceiro CD, 'Intensity', em parceria com o também guitarrista Sydnei Carvalho.

Torcuato Mariano nasceu na Argentina, mas seu coração é verde e amarelo. Guitarrista e produtor de reconhecido talento, Torcuato já trabalhou com nomes de peso, como, Leo Gandelman, Djavan, Gal Costa, Gilberto Gil, Cazuza, Caetano Veloso, Marina, entre outros. Ele promete apresentar as músicas de seu segundo CD solo, que conta com um luxuoso cast de participações: Cláudio Nucci, Leo Gandelman e Pedro Aznar, vocalista do Pat Metheny Group.

O evento, que começou no dia 16, ainda contará com as presenças de Zé Canuto e Azimuth, no sábado, e Quarteto Especial, no domingo.

O Niterói Musifest não é feito apenas de shows. Com a proposta de aproximar o público dos artistas participantes do evento, os organizadores promovem palestras e oficinas, com gente ligada à música instrumental. A programação acontece no Centro Educacional de Niterói, até domingo, dia 20 de maio.

Durante esses cinco dias, os alunos inscritos terão a chance de aprender baixo, guitarra, bateria, percussão, piano, sax ou trompete. Para responder à demanda crescente por vagas, as oficinas serão realizadas em dois horários: das 10 às 12h e das 14 às 16h.

O "Niterói Musifest", com suas oficinas, palestras e shows, tem o objetivo de promover o intercâmbio entre músicos niteroienses, brasileiros e estrangeiros. O evento pretende, ainda, divulgar a cidade dentro e fora do Brasil, incrementando o turismo na região. Um último propósito do "Musifest" é o estímulo ao mercado fonográfico instrumental.

Para quem quiser conferir os shows, eles são realizados na Praia de São Francisco (como o de Kiko Continentino e Pepeu Gomes), no Theatro Municipal de Niterói ou no Teatro da UFF. As palestras e oficinas são ministradas no Centro Educacional de Niterói, que fica na Avenida Amaral Peixoto, 836, Centro. Todas as atividades são gratuitas.


Tags:






Publicado em 01/07/2024

No palco do MusiFest, Workshows com o melhor da Bateria Terça-feira, 10 de setembro
Em homenagem a Arthur Maia, Niterói retoma o MusiFest De 09 a 15 de setembro
Tributo à Percussão abre o Niterói MusiFest Instrumental Arthur Maia Segunda-feira, 09 de setembro
O milenar Violão é o destaque do MusiFest, na quarta-feira Quarta-feira, 11 de setembro
Na quinta-feira, o MusiFest homenageia a Guitarra Quinta-feira, 12 de setembro
Piano e Teclado ganham tributo no Niterói MusiFest Instrumental Sexta-feira, 13 de setembro
Os instrumentos de Sopro serão destaque do sábado no Niterói MusiFest Sábado, 14 de setembro
Niterói MusiFest encerra no domingo em tributo ao Contrabaixo e a Arthur Maia Domingo, 15 de setembro
Arthur Maia: Vai rolar a festa ..., o Musifest Leia mais ...