Em 2015, a Fundação de Arte de Niterói, por meio de braço fonográfico, a Niterói Discos, lançou o CD "Contraponto", da banda de rock progressivo Spin XXI. O disco gravado entre 2002 e 2006 e relançado agora com nova masterização e uma faixa bônus, é o primeiro registro fonográfico de uma banda nascida nos anos 1970, em Niterói.

A história do Spin, primeiro nome da banda, começou no período mais criativo da música brasileira. Os rapazes fizeram história com apresentações memoráveis, entre elas, três dias de shows, com lotação esgotada, no teatro da UFF. Seus cinco integrantes buscavam o reconhecimento para um movimento que eles chamavam de uma nova MPB - Música Progressiva Brasileira, em que as influências brasileiras de ritmos não aparecem claramente nas composições, mas sim assimiladas e adaptadas.


Em 1979, após uma mudança em seus integrantes, a banda passou a se chamar Contraponto, quanto se apresentou no Teatro Municipal de Niterói, para anos depois renascer com o nome atual: Spin XXI.

A música é na tradição do Progressivo Sinfônico (as referências são O Terço, Mutantes, Genesis e Yes), mas com um som moderno, produzido por uma banda sólida, de intérpretes com maestria em seus instrumentos. Apesar da influência folk, acústica e country a Spin XXI é uma banda elétrica, mas acima de tudo eclética.

Em 2013, foram convidados para abrir a apresentação do Yes, na casa de show Viva Rio.

O grupo tinha em sua formação Kakao Figueiredo (voz, teclados, guitarras e percussões), Tatoo Magdalena (guitarras, violões e vocais), Eraldo Márcio Corrêa (teclados), Sylvio Sá Corrêa (bateria e percussão) e Marcelo De Alexandre Venâncio (baixo, moog pedal bass, violões e vocais).

"Foram quatro anos de ensaio e gravações e agora finalmente ficou pronto o nosso CD, com 5 músicas compostas na década de 70 e arranjadas no mesmo espírito e sonoridade, a sonoridade do rock progressivo brasileiro do Spin setentista agora com mais vigor e experiência no SPIN XXI", afirma Kakao Figueiredo.







Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name


Ano: 2015
Cantor: Spin XXI
Nome do CD: Contraponto


Músicas

01. Sensações Diversas
02. Buscando Algo de Novo
03. Conflitantes Paranóias (Parte 1 Séc. XX, Parte 2 Séc XXI)
04. Ventos do Passado


Ficha Técnica

Produção artística e supervisão: Kakao Figueiredo
Produção executiva: Leonardo Naholim


Ficha Institucional

PREFEITURA DE NITERÓI
Prefeito: Rodrigo Neves
Vice-prefeito: Axel Grael
Secretário Municipal de Cultura: Arthur Maia
Subsecretário Cultural: Claudio Salles
Subsecretário de Planejamento: Kiko Alburquerque

FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
Presidente da FAN: André Diniz
Superintendente Cultural: Victor de Wolf
Superintendente Administrativo: Fernando Cruz
Diretora de Unidades e Centros Culturais: Roberta Cristina Martins

NITERÓI DISCOS
Eri Galvão e Luis Otávio Torreão






Publicado em 05/10/2014