Em 2012, a Fundação de Arte de Niterói, por meio de seu braço fonográfico, a Niterói Discos, lançou o CD "Em Terra de Araribóia", do grupo Café Brasil. O trabalho é uma homenagem à cidade natal do conjunto, sendo todas as composições obras de compositores ligados à cidade, a maioria delas inéditas. O disco tem a direção musical de Ronaldo do Bandolim.

Foram gravadas três gerações de compositores: a primeira, com Jonas do Cavaquinho e Carlinhos Leite, ambos ex-integrantes do Conjunto Época de Ouro; a segunda, com Márcio Hulk, Silvério Pontes e Rogério Souza; e a terceira, com músicas compostas por Paulinho Bandolim, Leo Fernandes e Felipe Reis, todos do grupo Café Brasil. O disco conta também com textos de Zé Paulo Becker.

Buscando valorizar a essência do choro e do samba, o Café Brasil realiza um trabalho conjunto na concepção dos arranjos, inspirados pelos antigos regionais, principalmente o conjunto Época de Ouro, maior referência para o grupo. O próprio nome do grupo é uma citação aos dois últimos discos lançados pelo Época de Ouro, Café Brasil 1 e 2. O conjunto Época de Ouro foi fundado por Jacob do Bandolim através do qual alcançou popularidade.

Paulinho do Bandolim (bandolim), Léo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão de 6 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro) realizam apresentações instrumentais e acompanham cantores da cena do samba e do choro.

Apesar de sua história recente, o conjunto criado em agosto de 2007 já se apresentou em eventos como "Mostra Mulher 2007" e "Choro na Rua" realizado pela Prefeitura de Niterói e em locais como Espaço Rio Carioca, Sacadura, Sacrilégio, Mangue Seco, Rio Scenarium e Santo Scenarium. Em janeiro de 2008, o Café Brasil fez no Teatro da UFF um show inteiramente dedicado ao grande mestre Jacob do Bandolim. O espetáculo, intitulado "Tributo a Jacob do Bandolim", contou com as participações ilustres de Ronaldo do Bandolim (conjunto Época de Ouro), Tiago Souza e Dudu da Flauta.

Em abril de 2013, o CD foi lançado no projeto Palco Niterói Discos, no Solar do Jambeiro. A apresentação contou com a participação de Ronaldo do Bandolim e Márcio Hulk (cavaquinho).


MÚSICAS

Em Terra de Araribóia - Leo Fernandes e Paulinho Bandolim

Rua do Lavradio - Paulinho Bandolim

Choro em Ré Maior - Mácio Almeida Hulk

Choro pra Ela - Leo Fernandes

Dia de Circo - Paulinho Bandolim

À Moda Antiga - Mácio Almeida Hulk

Sexta-feira na Lapa - Rogério Souza

Morená - Paulinho Bandolim

A Ginga do Ronaldo - Silvério Pontes

Velho Amigo - Jonas do Cavaquinho

Valsa Para Nelza - Carlinhos Leite

Homenagem a Canhoto da Paraíba - Felipe Reis

Lembranças - Leo Fernandes e Paulinho Bandolim


Ficha técnica

Artista: Grupo Café Brasil
CD: Em terra de Araribóia
Ano: 2012

Direção musical: Ronaldo do Bandolim
Arranjos: Grupo Café Brasil
Gravação, mixagem e masterização: Castelo Studio
Técnico de gravação: Carlos Machado e Fábio Motta
Ilustração da capa: Renato Melo Amorim
Projeto gráfico: Elaine Backer
Fotografia: Luiz Ferreira

Ficha institucional

Prefeito de Niterói: Jorge Roberto Silveira
Secretário Municipal de Cultura: Cláudio Valério Teixeira
Subsecretario de Cultura: Rafael Vicente
Subsecretario de Planejamento: Dalto Medeiros

Presidente da Fundação de Arte de Niterói: Marcos Sabino
Superintendente Cultural: Francisco Aguiar
Superintendente Administrativo: Ivan Macedo
Coordenador da Niterói Discos: Luis Otávio Torreão
Produtora cultural: Daniela Magalhães






Publicado em 01/12/2013